sábado, 25 de novembro de 2017

ESTÁDIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

   Quadro, identificando as características, conforme os estádios do desenvolvimento cognitivo: sensório motor; pré-operatório; operatório concreto; operatório formal.

SENSÓRIO MOTOR
PRÉ- OPERATÓRIO
OPERATÓRIO  CONCRETO
OPERATÓRIO  FORMAL
EM MÉDIA 0 AOS 24 MESES

(a idade não é garantia de ter atingido um período ou outro)
EM MÉDIA DE 2 A 7-8 ANOS

(a idade não é garantia de ter atingido um período ou outro)
EM MÉDIA DE 7-8 A 11-12 ANOS

(a idade não é garantia de ter atingido um período ou outro)
EM MÉDIA 11-12 A 13 OU 14 ANOS

(a idade não é garantia de ter atingido um período ou outro)


Período marcado pela ação sobre a realidade, sem representação da mesma




Início da capacidade de representação da realidade


Capacidade para realizar operações a nível mental, porém, relativas ao mundo concreto.

“É o nível da coordenação de conjunto das perspectivas igualmente. É o nível que marca os sistemas mais amplos sobre o plano concreto.”( PIAGET, p. 240)

Pensamento probabilístico



[...] vemos aparecer neste ultimo nível, é a lógica das proposições, a capacidade de raciocinar sobre enunciados, sobre hipóteses.(PIAGET, p. 240)






Egocentrismo


(sua percepção como centro. Só entende a relação numa direção (em relação a ela))

Antropomorfismo

O aparecimento da
Função simbólica sob suas diferentes formas: [...] (PIAGET, p. 239)

Capacidade para fazer classificações e seriações

(no plano lógico, “agrupamentos”)

Raciocínio sistemático, com controle de variáveis


Não conservação do objeto, ou seja, o objeto deixa de existir quando sai do campo visual

“Começo de coordenação dos espaços qualitativos até então heterogêneos, mas sem busca dos objetos [...] (PIAGET, 237)

Raciocínio transdutivo


Surge a noção de número


Pensamento proporcional


Inteligência prática

(através das ações)

Pensamento irreversível


Surge a reversibilidade do pensamento


Capacidade de jogar jogos de regras


Anomia

(ausência de leis e regras, impossibilidade de nomear ou recordar os nomes dos objetos)

Artificialismo


Surge a conservação das propriedades físicas do objeto, como quantidade, peso e volume

(Começa sucessivamente a compreender a conservação das quantidades, do peso e do volume,...)

Descentração do pensamento



Pensamento mágico

(egocêntrico, intuitivo)

Capacidade de jogar jogos de regras


Análise combinatória



Pensamento intuitivo


Descentração do pensamento


Autonomia moral



Egocentrismo


Autonomia moral



Capacidade para pensar em termos hipotéticos

(pensamento hipotético-dedutivo o ser humano passa a criar hipóteses para tentar explicar e sanar problemas)



Centração do pensamento

(apenas um aspecto de determinada situação é considerado)




Pensamento centrado na percepção





Animismo  





Realismo





Realismo nominal





Heteronomia



Um comentário:

  1. Olá, Luciana. Que experiências você poderia citar de situações que, claramente identificaste alguns dos estágios acima citados na vida escolar?

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