Quadro, identificando as características, conforme
os estádios do desenvolvimento cognitivo: sensório motor; pré-operatório; operatório
concreto; operatório formal.
SENSÓRIO MOTOR
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PRÉ- OPERATÓRIO
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OPERATÓRIO CONCRETO
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OPERATÓRIO FORMAL
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EM MÉDIA 0 AOS 24 MESES
(a idade não é
garantia de ter atingido um período ou outro)
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EM MÉDIA DE 2 A 7-8 ANOS
(a idade não é
garantia de ter atingido um período ou outro)
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EM MÉDIA DE 7-8 A 11-12
ANOS
(a idade não é
garantia de ter atingido um período ou outro)
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EM MÉDIA 11-12 A 13 OU
14 ANOS
(a idade não é
garantia de ter atingido um período ou outro)
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Período marcado pela ação sobre a realidade, sem representação
da mesma
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Início da capacidade de representação da realidade
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Capacidade para realizar operações a nível mental, porém, relativas
ao mundo concreto.
“É o
nível da coordenação de conjunto das perspectivas igualmente. É o nível que
marca os sistemas mais amplos sobre o plano concreto.”( PIAGET, p. 240)
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Pensamento probabilístico
[...]
vemos aparecer neste ultimo nível, é a lógica das proposições, a capacidade
de raciocinar sobre enunciados, sobre hipóteses.(PIAGET, p. 240)
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Egocentrismo
(sua
percepção como centro. Só entende a relação numa direção (em relação a ela))
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Antropomorfismo
O aparecimento da
Função simbólica sob suas diferentes
formas: [...] (PIAGET, p. 239)
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Capacidade para fazer classificações e seriações
(no
plano lógico, “agrupamentos”)
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Raciocínio sistemático, com controle de variáveis
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Não conservação do objeto, ou seja, o objeto deixa de existir
quando sai do campo visual
“Começo
de coordenação dos espaços qualitativos até então heterogêneos, mas sem busca
dos objetos [...] (PIAGET, 237)
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Raciocínio transdutivo
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Surge a noção de número
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Pensamento proporcional
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Inteligência prática
(através
das ações)
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Pensamento irreversível
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Surge a reversibilidade do pensamento
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Capacidade de jogar jogos de regras
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Anomia
(ausência de leis e
regras, impossibilidade de nomear ou recordar
os nomes dos objetos)
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Artificialismo
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Surge a conservação das propriedades físicas do objeto, como
quantidade, peso e volume
(Começa
sucessivamente a compreender a conservação das quantidades, do peso e do
volume,...)
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Descentração do pensamento
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Pensamento mágico
(egocêntrico,
intuitivo)
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Capacidade de jogar jogos de regras
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Análise combinatória
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Pensamento
intuitivo
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Descentração do pensamento
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Autonomia moral
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Egocentrismo
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Autonomia moral
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Capacidade para pensar em termos hipotéticos
(pensamento
hipotético-dedutivo o ser humano passa a criar hipóteses para tentar explicar
e sanar problemas)
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Centração do pensamento
(apenas
um aspecto de determinada situação é considerado)
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Pensamento
centrado na percepção
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Animismo
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Realismo
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Realismo nominal
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Heteronomia
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Olá, Luciana. Que experiências você poderia citar de situações que, claramente identificaste alguns dos estágios acima citados na vida escolar?
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