Para melhor esclarecer questões relacionadas ao desenvolvimento
e aprendizagem Jean Piaget, traz em suas escritas idéias e experiências quanto
aos problemas que diferenciam tais processos onde o desenvolvimento do
conhecimento é interpretado por um processo espontâneo que se relaciona
com a totalidade das estruturas do conhecimento, enquanto a aprendizagem é um
processo limitado a um problema e/ou estrutura simples provocado por situações
externas. Concluindo que o “desenvolvimento é o processo essencial e cada
elemento da aprendizagem ocorre como uma função do desenvolvimento total, em
lugar de ser um elemento que explica o desenvolvimento.”
Para melhor compreender o desenvolvimento do conhecimento, temos
que ter em mente que este não se trata de uma cópia da realidade, e sim para
conhecer o objeto temos que agir sobre ele.
Conforme Piaget, “Conhecer é modificar, transformar o objeto, e
compreender o processo dessa transformação e, consequentemente compreender o
modo como o objeto é construído.”(1972, pag. 1)
Porém, cabe pontuar que as estruturas operatórias manifestam-se
nos quatro estádios do desenvolvimento do conhecimento (sensório motor_pré
verbal, pré operatório_início da linguagem, operações concretas e por fim
operações formais ou hipotético dedutivas), podendo variar de sujeito a
sujeito, no qual todas suas construções
servem de base para outras.
Alguns
fatores podem explicar o desenvolvimento de um conjunto de estruturas para
outras, como a maturação, a experiência, a transmissão social em sentido amplo
e a equilibração ou auto regulação, porém a maturação e a transmissão social
são insuficientes embora fundamentais
para tal explicação.
“Classicamente a aprendizagem é baseada no esquema
estímulo-resposta.”,
porém é incapaz de explicar a aprendizagem cognitiva, pois para Piaget
“o estímulo é realmente um estímulo apenas quando é assimilado por uma
estrutura, e é esta estrutura que produz a resposta”. (1972, pag. 5).
Em
uma primeira conclusão as estruturas de aprendizagem parecem obedecer às mesmas
leis que o desenvolvimento natural dessas estruturas. (aprendizagem está
subordinada ao desenvolvimento). No entanto, há
questões que não se obteve resposta.
Em
uma segunda conclusão, “a aprendizagem é possível apenas quando há uma
assimilação ativa”., portanto a criança e o sujeito da aprendizagem como ativos
em determinada operação.
REFERÊNCIA
PIAGET, Jean. Development
and learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior
and development. New York :
Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp, prof. FACED/UFRGS. Revisão:
Fernando Becker, PPGEdu-UFRGS).
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