domingo, 5 de novembro de 2017

"Desenvolvimento e aprendizagem"

Para melhor esclarecer questões relacionadas ao desenvolvimento e aprendizagem Jean Piaget, traz em suas escritas idéias e experiências quanto aos problemas que diferenciam tais processos onde o desenvolvimento do conhecimento  é interpretado por um processo espontâneo que se relaciona com a totalidade das estruturas do conhecimento, enquanto a aprendizagem é um processo limitado a um problema e/ou estrutura simples provocado por situações externas. Concluindo que o “desenvolvimento é o processo essencial e cada elemento da aprendizagem ocorre como uma função do desenvolvimento total, em lugar de ser um elemento que explica o desenvolvimento.”
Para melhor compreender o desenvolvimento do conhecimento, temos que ter em mente que este não se trata de uma cópia da realidade, e sim para conhecer o objeto temos que agir sobre ele.
Conforme Piaget, “Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender o processo dessa transformação e, consequentemente compreender o modo como o objeto é construído.”(1972, pag. 1)
Porém, cabe pontuar que as estruturas operatórias manifestam-se nos quatro estádios do desenvolvimento do conhecimento (sensório motor_pré verbal, pré operatório_início da linguagem, operações concretas e por fim operações formais ou hipotético dedutivas), podendo variar de sujeito a sujeito, no qual todas  suas construções servem de base para outras.
Alguns fatores podem explicar o desenvolvimento de um conjunto de estruturas para outras, como a maturação, a experiência, a transmissão social em sentido amplo e a equilibração ou auto regulação, porém a maturação e a transmissão social são insuficientes embora fundamentais  para tal explicação.
“Classicamente  a aprendizagem é baseada no esquema estímulo-resposta.”,  porém é incapaz de explicar a aprendizagem cognitiva, pois para Piaget “o estímulo é realmente um estímulo apenas quando é assimilado por uma estrutura, e é esta estrutura que produz a resposta”.  (1972, pag. 5).
Em uma primeira conclusão as estruturas de aprendizagem parecem obedecer às mesmas leis que o desenvolvimento natural dessas estruturas. (aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento). No entanto, há  questões que não se obteve resposta.
Em uma segunda conclusão, “a aprendizagem é possível apenas quando há uma assimilação ativa”., portanto a criança e o sujeito da aprendizagem como ativos em determinada operação.

REFERÊNCIA


PIAGET, Jean. Development and learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp, prof. FACED/UFRGS. Revisão: Fernando Becker, PPGEdu-UFRGS).

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