terça-feira, 13 de outubro de 2015

Reflexão: MÍDIA E CONSUMO NA PRODUÇÃO DA INFÂNCIA PÓS-MODERNA

imagem disponível em: https://tantemente.files.wordpress.com/2010/12/alana.jpg

No contemporâneo o consumo se faz não pela sua necessidade e sim por uma simples aspiração, e está busca continuada de desejo ligado ao consumo é momentânea pois existe um excesso de ofertas e propagandas impulsionadas pelos diversos recursos midiáticos que parece não ter fim. Todos os dias somos desafiados a novos desejos que acaba por gerar um estado de ansiedade e insatisfação no indivíduo.
O consumo está presente em todos os níveis sociais. Tudo é comerciável, consumido e produzido por nós consumidores envolvidos por todos os recursos que a mídia oferece no intuito de prover consumo.
A mídia tem o poder de encurtar distancias, de ver o que antes não se imaginava, multiplicar narrativas, de obter-se conhecimento intelectual e social, sendo ela a principal produtora das representações que compartilhamos.
Está forte ligação do consumo e a mídia refletem em nossas vidas de forma positiva e negativa. Conviver com esta realidade nos parece confortável. A adaptação é inevitável, e estas transformações continuarão a existir.

Com a velocidade que o mundo acontece, retroceder é impossível; então; o que será que nos espera?

2 comentários:

  1. Qual o papel da escola frente a essa trilogia consumo X mídia X infância?

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida as mídias sejam elas digitais, eletrônicas e impressas exercem sua influência na produção de entretenimento, seduzindo e induzindo ao consumo. Somos diariamente persuadidos por ela a consumir.
    O uso das tecnologias na sala de aula é um desafio, já que ela traz novos elementos, altera dinâmicas sociais e cria uma relação de maior dialogo entre professores e alunos. A inovação surge onde existe uma vontade de experimentar e certamente utilizando os recursos tecnológicos disponíveis os alunos atuaram na produção e edição do conhecimento.
    Cabe a escola adaptar-se a esta realidade e nós professores buscarmos conhecimento e fazermos uso destas ferramentas sem que isto dispense a formação continuada.

    ResponderExcluir