imagem disponível em: https://tantemente.files.wordpress.com/2010/12/alana.jpg
No contemporâneo o consumo
se faz não pela sua necessidade e sim por uma simples aspiração, e está busca
continuada de desejo ligado ao consumo é momentânea pois existe um excesso de
ofertas e propagandas impulsionadas pelos diversos recursos midiáticos que
parece não ter fim. Todos os dias somos desafiados a novos desejos que acaba
por gerar um estado de ansiedade e insatisfação no indivíduo.
O consumo está presente em
todos os níveis sociais. Tudo é comerciável, consumido e produzido por nós
consumidores envolvidos por todos os recursos que a mídia oferece no intuito de
prover consumo.
A mídia tem o poder de
encurtar distancias, de ver o que antes não se imaginava, multiplicar
narrativas, de obter-se conhecimento intelectual e social, sendo ela a
principal produtora das representações que compartilhamos.
Está forte ligação do
consumo e a mídia refletem em nossas vidas de forma positiva e negativa.
Conviver com esta realidade nos parece confortável. A adaptação é inevitável, e
estas transformações continuarão a existir.
Com a velocidade que o
mundo acontece, retroceder é impossível; então; o que será que nos espera?
Qual o papel da escola frente a essa trilogia consumo X mídia X infância?
ResponderExcluirSem dúvida as mídias sejam elas digitais, eletrônicas e impressas exercem sua influência na produção de entretenimento, seduzindo e induzindo ao consumo. Somos diariamente persuadidos por ela a consumir.
ResponderExcluirO uso das tecnologias na sala de aula é um desafio, já que ela traz novos elementos, altera dinâmicas sociais e cria uma relação de maior dialogo entre professores e alunos. A inovação surge onde existe uma vontade de experimentar e certamente utilizando os recursos tecnológicos disponíveis os alunos atuaram na produção e edição do conhecimento.
Cabe a escola adaptar-se a esta realidade e nós professores buscarmos conhecimento e fazermos uso destas ferramentas sem que isto dispense a formação continuada.