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O seminário integrador deste semestre nos convida
a intensificar o processo de aprender e ensinar, o conhecimento através das
relações de trocas de saberes.
Alarcão, referindo-se ao que é ser-se reflexivo, cita
que;
“Aceita-se o sujeito em formação, quer
ele seja o professor ou o aluno, como pessoa que pensa, e dá-se-Ihe o direito
de construir o seu saber. Valoriza-se a experiência como fonte de aprendizagem,
a metacognição como processo de conhecer o próprio modo de conhecer e a
metacomunicação como processo de avaliar a capacidade de interagir.
Reconhece-se a capacidade de tomar em mãos a própria gestão da aprendizagem.” (1996,
p. 3)
Neste sentido, para refletirmos precisamos adquirir a
prática da leitura e da escrita e através da interação entre as trocas de opinião
registradas no portfólio de aprendizagem, estabeleceremos conexões entre
pensar, sentir, agir e interagir.
O
Portfólio é o conjunto de registros de nossa caminhada acadêmica, no qual
destacamos conhecimentos adquiridos, aprendizagens, curiosidades, conceitos,
onde podemos explorar conhecimentos pretendidos, sendo que, através das
informações ali contidas podemos ser avaliados e nos auto avaliar, quanto ao
processo de aprendizagem.
Na
ação de explorar nossas próprias escritas e os registros dos colegas, somos
provocados a desenvolver um pensamento crítico e assim aprofundamos a
reflexão sobre o próprio percurso de aprendizagem, e desta forma construímos uma rede de aprendizagem tanto no autoconhecimento de quem ensina
como de quem aprende.
Referência:
ALARCÃO, Isabel (Org). Formação reflexiva
de professores: estratégias de supervisão. Editora Porto, 1996. (Coleção
CIDIne).
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