sexta-feira, 16 de junho de 2017

AS CONEXOES DE UMA REDE DE APRENDIZAGEM

imagem disponível em:https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiFs8_Y3sPUAhXEjZAKHfhSDwIQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fambientesvirtuaistic.blogspot.com%2F&psig=AFQjCNFhqwre1RvvLSBu-mNWRWvGh_Y7dQ&ust=1497749727132667

O seminário integrador deste semestre nos convida a intensificar o processo de aprender e ensinar, o conhecimento através das relações de trocas de saberes.

Alarcão, referindo-se ao que é ser-se reflexivo, cita que;

“Aceita-se o sujeito em formação, quer ele seja o professor ou o aluno, como pessoa que pensa, e dá-se-Ihe o direito de construir o seu saber. Valoriza-se a experiência como fonte de aprendizagem, a metacognição como processo de conhecer o próprio modo de conhecer e a metacomunicação como processo de avaliar a capacidade de interagir. Reconhece-se a capacidade de tomar em mãos a própria gestão da aprendizagem.” (1996, p. 3)

Neste sentido, para refletirmos precisamos adquirir a prática da leitura e da escrita e através da interação entre as trocas de opinião registradas no portfólio de aprendizagem, estabeleceremos conexões entre pensar, sentir, agir e interagir.
O Portfólio é o conjunto de registros de nossa caminhada acadêmica, no qual destacamos conhecimentos adquiridos, aprendizagens, curiosidades, conceitos, onde podemos explorar conhecimentos pretendidos, sendo que, através das informações ali contidas podemos ser avaliados e nos auto avaliar, quanto ao processo de aprendizagem.
Na ação de explorar nossas próprias escritas e os registros dos colegas, somos provocados a desenvolver um pensamento crítico e assim aprofundamos a reflexão sobre o próprio percurso de aprendizagem, e desta forma construímos uma rede de aprendizagem tanto no autoconhecimento de quem ensina como de quem aprende.

Referência:


ALARCÃO, Isabel (Org). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Editora Porto, 1996. (Coleção CIDIne).

Nenhum comentário:

Postar um comentário