sábado, 16 de julho de 2016

O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR


Como trabalho com bebês (1-2 anos),  conforme relatei em várias postagens o lúdico (brincar/jogar ) corresponde a aproximadamente 70% da rotina diária,  sendo o restante do tempo destinado ao repouso, higiene e as refeições. As brincadeiras sensório-motoras, são as mais frequentes, trabalhamos  as motricidades, equilíbrio, raciocínio, socialização embora neste ultimo sejam eles extremamente egocêntricos e os jogos de exercícios, livre no qual permite que nossos pequenos desenvolvam sua autonomia.
Conforme texto ofertado, e na escrita ali inserida de Borja i Solé (2007, p.43) onde destaca que “o jogo oferece a meninos e meninas a possibilidade de ser e estar ativos frente a realidades. Jogar é divertir-se, fazer, buscar, investigar, criar evoluir, crescer. Meninas e Meninos jogam para descobrir-se a si mesmos e ser reconhecidos pelos demais, para aprender a observar seus contexto, conhecer e ‘dominar’  o mundo.”
 Acrescentaria a esta reflexão a construção de suas identidade.

Nos educadores,  apropriando-se destes benefícios estaremos provocando experiências que os jogos e o ato de brincar proporcionam. 

Um comentário:

  1. Oi Luciana,
    Deve ser maravilhoso poder brincar junto com os bebês e trabalhar todas essas questões que você citou!
    Como você acredita que a escola pode mostrar para as famílias a importância do brincar?

    ResponderExcluir