terça-feira, 30 de abril de 2019

Releitura da postagem " POVOS INDÍGENAS: CONHECER PARA VALORIZAR"


Retomando a postagem cujo o linck  < https://proflualves.blogspot.com/2017/09/povosindigenas-conhecer-para-valorizar.html > postado em 24 DE SETEMBRO DE 2017

Aproximar  dos educandos  a realidade conhecida da população ameríndia, é proporcionar ao aluno vivenciar  a história e a cultura dos povos indígenas podendo ser conhecidas e  trabalhadas como povos do presente, pois  “encontros interculturais se sustentam por meio de experiências de ensino” .
Considerando que é no espaço escolar que conforme CAVALLEIRO diz que se faz  necessária a promoção do respeito mútuo, o respeito ao outro, o reconhecimento das diferenças, a possibilidade de se falar sobre as diferenças sem medo, receio ou preconceito. (p.23. 2006)
A diversidade é uma proposta que deve ser abordada ao longo dos dias em várias linguagens, através de metodologias que facilitem seu estudo auxiliando no saber, entender e compreender, e com isso facilitando a interação com os assuntos abordados de modo a enriquecer seus conhecimentos.

REFERÊNCIAS


BERGAMASCHI, Maria Aparecida. GOMES, Luana B. A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: ensaios de educação intercultural. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, pp. 53-69, Jan/Abr 2012.

MEC/SECAD. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília, 2006.


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