quarta-feira, 1 de maio de 2019

Releitura da postagem " DIVERSIDADES "


Retomando a postagem cujo o linck  <https://proflualves.blogspot.com/2017/10/diversidades.html > postado em 29 DE OUTUBRO DE 2017
Reforçando a idéia sobre diversidades, comprovadamente vivemos em uma realidade plural e multicultural.
Estas diferenças muitas vezes geram entre todos pré-conceitos, racismo e até atos discriminatórios.
A escola tem em sua função a mediação e a iniciação na consolidação de valores pois em nossas salas diariamente acolhemos, brancos, negros, índios, pessoas com necessidades especiais, entre outros e reconhecer as diferenças significa promover o respeito, resgatar a dignidade confiança  muitas vezes perdida e acima de tudo proporcionar um ambiente de descobertas, de pesquisa, de envolvimento, de respeito e coletividade.
“As diferentes estratégias que permitem formar uma sensibilidade aguçada para com  as particularidades da situação e a atenção às emoções em relação à construção da moralidade são contribuições da arte de viver que devem ser consideradas na educação, se quisermos educar pessoas com capacidade de decidir e conduzir suas vidas.” (HERMANN, 2008 p. 26).
FREIRE, em sua pedagogia da autonomia, cita que:
“Saber  que não posso passar despercebido pelos alunos, e que a maneira como me percebam me ajuda ou desajuda no cumprimento de minha tarefa de professor, aumenta em mim os cuidados com meu desempenho.” (1996 p. 97)

Nas palavras de Marcia Tiburi, “a solução para uma sociedade se construir como uma sociedade ética, é o desejo de fazer um mundo melhor, em qualquer esfera, dependendo de nós, reconhecendo a singularidades promovidas e reconhecidas de cada individuo, no qual implica o reconhecimento da alteridade.”
REFERÊNCIA

FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)

GENRO, M. E. H.; CAREGNATTO, C. E. Educação na e para a diversidade: nexos necessários. In: CAREGNATO, C. E; BOMBASSATO, L. C. (org.). Diversidade culturas: viver as diferenças e enfrentar as desigualdades na educação. Erechim: Novello & Carbonelli, 2013.

HERMANN, Nadia. ÉTICA: A APRENDIZAGEM DA ARTE DE VIVER. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 102, p. 15-32, jan./abr. 2008 disponível em http://www.cedes.unicamp.br

SARAIVA . Filosofia e ética, com Márcia Tiburi. disponível em <  https://youtu.be/9jsRUafEV9A  > acesso em setembro/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário