sábado, 4 de maio de 2019

Releitura da postagem “CONCEITUANDO INOVAÇÕES PEDAGÓGICA "

       Retomando a postagem cujo o linck  < https://proflualves.blogspot.com/2018/06/conceituando-inovacoes-pedagogica.html > postado em 15 DE JUNHO DE 2018.       
Ao pensar inovação, acabo mentalmente fazendo uma associação ao novo, a criar algo que não existe, uma novidade ou até mesmo fazer algo existente de forma diferente. A inovação pedagógica, não foge desta ideia, se caracteriza entre outras pela “reorganização da relação teoria/prática” presentes nas práticas pedagógicas que interrompem a continuidade do ensino tradicional.
Mediante a uma realidade citada que,

[...] constata que a Universidade, com a sua preocupação de universalidade, se constitui como que o bastião da uniformidade de ordenação da transmissão e globalização dos conteúdos e processos que se revelam, algumas vezes, pouco adequados ao quadro atual em que se insere. (CORTESÃO, 2000, apud CUNHA, 2008,  p. 12).

            Nesta perspectiva, almejando inovações o educador pode favorecer seu próprio o crescimento e de seus educandos através da formação continuada,  da pesquisa, da troca de experiências, entre outros, desta forma concebendo ao educando aprendizagens mutuas e o  desenvolvimento de suas potencialidades.

REFERÊNCIA

CUNHA, M. I.  Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária, USP, São Paulo, 2008. Disponível em < http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/cap/files/2010/10/maria_isabel_da_cunha_caderno_VI.pdf > acesso em junho de 2018.

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