Retomando a
postagem cujo o linck <https://proflualves.blogspot.com/2017/11/o-construtivismo-e-sua-funcao.html > postado em 05 DE NOVEMBRO DE
2017.
Percebo que, apropriar-me
deste conhecimento fará com que analise característica construtivista e não
construtivistas na prática docente. Esta análise possibilitara alcançar a
maturação na ação docente, facilitando a mediação no processo de ensino e
aprendizagem.
Ser
construtivista é construir o próprio conhecimento na interação com o meio e com
o outro, diferentemente da perspectiva não construtivista que visa quantidade e
não qualidade.
O objetivo do
construtivismo no ambiente escolar é transforma-la em um ambiente de experimentação,
proporcionando ao aluno experiências de exploração do material, com ampla troca
de ideais; processo pelo qual professor e aluno aprendem mutuamente.
Segundo Macedo, o professor construtivista deve saber bem a matéria que ensina,
“para discutir com a criança, para localizar na história da ciência o ponto
correspondente ao seu pensamento, para fazer perguntas inteligentes, para
formular hipóteses, para sistematizar, quando necessário.”
Preparamo-nos em uma e para uma
pedagogia relacional em seu pressuposto epistemológico construtivista, onde o
desafio perante este sujeito é transformar a aula em local de construção e
descoberta do novo, pois acredita-se que o aluno “construirá algum conhecimento
novo, se ele agir e problematizar a sua ação”, logo problematizando sua
ação, aprendendo por assimilação, fazendo com que o aluno desenvolva a
capacidade de aprender/ativo.
REFERÊNCIA
BECKER, Fernando. Educação e
construção do conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2012.
MACEDO,
Lino de. O CONSTRUTIVISMO E SUA FUNÇÃO EDUCACIONAL. Disponível em
< https://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/o-construtivismo-e-sua-funcao-educacional/ >
acesso em maio de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário