quarta-feira, 1 de maio de 2019

Releitura da postagem “O CONSTRUTIVISMO E SUA FUNÇÃO EDUCACIONAL”


Retomando a postagem cujo o linck  <https://proflualves.blogspot.com/2017/11/o-construtivismo-e-sua-funcao.html >  postado em 05 DE NOVEMBRO DE 2017.

Percebo que, apropriar-me deste conhecimento fará com que analise característica construtivista e não construtivistas na prática docente. Esta análise possibilitara alcançar a maturação na ação docente, facilitando a mediação no processo de ensino e aprendizagem.

Ser construtivista é construir o próprio conhecimento na interação com o meio e com o outro, diferentemente da perspectiva não construtivista que visa quantidade e não qualidade.

O objetivo do construtivismo no ambiente escolar é transforma-la em um ambiente de experimentação, proporcionando ao aluno experiências de exploração do material, com ampla troca de ideais; processo pelo qual professor e aluno aprendem mutuamente.
Segundo Macedo, o professor construtivista deve saber bem a matéria que ensina, “para discutir com a criança, para localizar na história da ciência o ponto correspondente ao seu pensamento, para fazer perguntas inteligentes, para formular hipóteses, para sistematizar, quando necessário.”
Preparamo-nos em uma e para uma pedagogia relacional em seu pressuposto epistemológico construtivista, onde o desafio perante este sujeito é transformar a aula em local de construção e descoberta do novo, pois acredita-se que o aluno  “construirá algum conhecimento novo, se ele agir e problematizar a sua ação”, logo  problematizando sua ação, aprendendo por assimilação, fazendo com que o aluno desenvolva a capacidade de aprender/ativo.


REFERÊNCIA


BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2012.

MACEDO, Lino de. O CONSTRUTIVISMO E SUA FUNÇÃO EDUCACIONAL. Disponível em < https://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/o-construtivismo-e-sua-funcao-educacional/ > acesso em maio de  2019. 

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