sábado, 4 de maio de 2019

Releitura da postagem “O QUE É CENTRO DE INTERESSE?"


Retomando a postagem cujo o linck  < https://proflualves.blogspot.com/2018/05/o-que-e-centro-de-interesse.html > postado em 27 DE MAIO DE 2018
Como citado na postagem anterior CENTRO DE INTERESSE, é um método que coloca a criança no centro do processo, assim como nos demais métodos de ensino. Consiste basicamente em agrupar conteúdos com ideias globalizantes e aplicar através de atividades integradas aos temas centrais de grande significado para as crianças. Os conteúdos são associados em áreas de conhecimento respeitando o desenvolvimento natural da criança.
No período de estágio, vivenciei intensamente esta idéia. A escola trabalha com projetos utilizando temas mensais, procurando sempre dar seqüência ao anterior. Portanto, o meu projeto de estagio “Contos e Cantos” está inserido na proposta da escola que no período refere-se ao Projeto “O que tem atrás do céu?”.
Na primeira semana de estágio, colocando em ordem minhas ideias, perguntei-me:
O que poderia abordar em minhas aulas?
Que experiência poderia proporcionar a este educando seguindo o tema do projeto?
Como ilustraria estas informações?
Considerando que, “Se o cérebro é o órgão social por excelência, é preciso reconhecer que os sentidos se constroem a partir da vivência cultural, em permanente interação com o ambiente e a linguagem.” (RESTREPO, 2006)
Portanto, comecei explorando livros, e como estratégia Centro de Interesse em que, [...] os temas e conteúdos a serem estudados devem ser apresentados no seu todo e não repartidos em disciplinas ou áreas do conhecimento. (CINEL, 2004, P. 33)
A própria temática de meu projeto EXPERIÊNCIA  NO MINI MATERNAL IB COM CONTOS E CANTOS, SUAS POSSIBILIDADES E CRIAÇÕES, surgiu a partir das observações realizadas no decorrer do processo.
No primeiro dia ofertei o livro Estrelas e Planetas, de Pierre Winters. Narramos a história e após a leitura deixei os a vontade para manusear, explorar as imagens que o  livro oferecia. Neste momento observava-os a  observarem as páginas do livro e as imagens ali ilustradas. As associações, passaram a surgir após um segundo momento da aula, onde as crianças começaram a manifestar suas observações a partir do contato com o livro. No final a área de expressão, que externou-se  principalmente no levantamento das hipóteses manifestadas por eles.
Basicamente esta seria a ideia principal do pedagogo, psicólogo, psiquiatra, neurologista Jean-Ovide Decroly, transformar a escola em um ambiente de experimentação, proporcionando ao aluno experiências de exploração do material, com ampla troca de ideais; processo pelo qual professor e aluno aprendem mutuamente.

Referência:

CINEL, Nora Cecília Bocaccio. Centros de Interesse: estratégia utiliza Multidisciplinaridade para o desenvolvimento global. Revista do Professor, Porto Alegre, n. 78, ano 20, p. 32-36, abr./jun. 2004.

RESTREPO, L. C. O direito à ternura.O CÉREBRO SOCIAL Petrópolis: Vozes, 1998.


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