Retomando a postagem cujo o
linck < https://proflualves.blogspot.com/2017/11/desenvolvimento-e-aprendizagem.html > postado em 05 DE NOVEMBRO DE 2017.
Antes mesmo de adquirir este
conhecimento acreditava que a aprendizagem humana fosse um processo de desenvolvimento
de habilidades, competências e conhecimentos no qual o indivíduo passa a
adquirir de forma contínua através de experiências e ações vivenciadas,
exploradas no meio em que esta inserido.
No entanto, retomando as
leituras, conforme Piaget, “Conhecer é modificar, transformar o
objeto, e compreender o processo dessa transformação e, consequentemente
compreender o modo como o objeto é construído.”(1972, pag. 1)
Resumidamente o sujeito ao transformar o objeto transforma a si mesmo e neste processo constrói
o conhecimento.
Portanto
neste sentido, o “desenvolvimento é o processo
essencial e cada elemento da aprendizagem ocorre como uma função do
desenvolvimento total, em lugar de ser um elemento que explica o
desenvolvimento.”
Piaget, pensava o ser humano como um ser biológico em equilíbrio,
e acreditava que o inicio do processo de aprendizagem ocorre através de um desequilíbrio
do sujeito ao objeto. Para voltar a se equilibrar ele precisaria assimilar e
acomodar.
Para as crianças assim como para os adultos, quando o sujeito
entra em contato com coisas novas ele tende a se desequilibrar, e assim ele
necessita assimilar (agir no objeto) e depois acomodar (adaptação) dentro de
seus pensamentos estas “novas coisas”. Assim
sendo, este processo de assimilação e acomodação são fundamentais para que ocorra
a aprendizagem.
REFERÊNCIA
PIAGET, Jean. Development and
learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and
development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F.
Slomp, prof. FACED/UFRGS. Revisão: Fernando Becker, PPGEdu-UFRGS).
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