segunda-feira, 29 de abril de 2019

Releitura da postagem "DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM"


Retomando a postagem cujo o linck  < https://proflualves.blogspot.com/2017/11/desenvolvimento-e-aprendizagem.html > postado em 05 DE NOVEMBRO DE 2017.

Antes mesmo de adquirir este conhecimento acreditava que a aprendizagem humana fosse um  processo  de desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos no qual o indivíduo passa a adquirir de forma contínua através de experiências e ações vivenciadas, exploradas no meio em que esta inserido.

No entanto, retomando as leituras, conforme Piaget, “Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender o processo dessa transformação e, consequentemente compreender o modo como o objeto é construído.”(1972, pag. 1)

Resumidamente o sujeito ao transformar o objeto  transforma a si mesmo e neste processo constrói o conhecimento.
Portanto neste sentido, o “desenvolvimento é o processo essencial e cada elemento da aprendizagem ocorre como uma função do desenvolvimento total, em lugar de ser um elemento que explica o desenvolvimento.”

Piaget, pensava o ser humano como um ser biológico em equilíbrio, e acreditava que o inicio do processo de aprendizagem ocorre através de um desequilíbrio do sujeito ao objeto. Para voltar a se equilibrar ele precisaria assimilar e acomodar.
Para as crianças assim como para os adultos, quando o sujeito entra em contato com coisas novas ele tende a se desequilibrar, e assim ele necessita assimilar (agir no objeto) e depois acomodar (adaptação) dentro de seus pensamentos estas “novas coisas”.  Assim sendo, este processo de assimilação e acomodação são fundamentais para que ocorra a aprendizagem.

REFERÊNCIA


PIAGET, Jean. Development and learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp, prof. FACED/UFRGS. Revisão: Fernando Becker, PPGEdu-UFRGS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário