Retomando
a postagem cujo o linck < https://proflualves.blogspot.com/2017/11/estadios-do-desenvolvimento-cognitivo.html#comment-form
> postado em 25 DE NOVEMBRO DE 2017.
Para
que ocorra os estádios, é necessária uma ordem de sucessão das aquisições, de
forma constante, que irão depender da maturação e das experiências anteriores
dos indivíduos, que dependendo do meio social pode acelerar ou até impedir sua
manifestação. Portanto, “as idades em que surgem os estádios, em cada
indivíduo, são variáveis”. (MARQUES E BECKER, 2012, p.”....).
Neste sentido, conforme MARQUES E BECKER,
[...] quando Piaget menciona as idades do aparecimento de um estádio, ou
do início de um período do desenvolvimento, ele se refere à média obtida e não
à idade de um indivíduo específico ou aos resultados obtidos por esse
indivíduo. (2012, p. ...)
Ao
rever a postagem foi possível identificar tais características observadas
principalmente no período de estágio com crianças de dois a três anos, logo
estádio pré-operatório. Este conhecimento me proporcionou maior segurança na
elaboração dos planos de ação. Neste período
de estágio o egocentrismo, e a clara capacidade de representação da realidade
através do simbólico foram as características que mais se destacaram.
O egocentrismo manifestando-se
principalmente na disputa por algum objeto e a representação simbólica
evidenciada em brincadeiras de faz de conta. Por muitas vezes, as crianças
brincando entre si reproduziam cenas de seu cotidiano, como por exemplo: a mãe cuidando
de seu filho, um chazinho para os amigos ou até mesmo a vovó fazendo um bolinho
para o café.
REFERÊNCIA
BECKER, F. e MARQUES, T. Estádios do Desenvolvimento. In: BECKER, F.
Educação e construção do conhecimento, 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012
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