domingo, 28 de abril de 2019

Releitura da postagem "ESTÁDIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO"

Retomando a postagem cujo o linck  <  https://proflualves.blogspot.com/2017/11/estadios-do-desenvolvimento-cognitivo.html#comment-form > postado em 25 DE NOVEMBRO DE 2017.
Para que ocorra os estádios, é necessária uma ordem de sucessão das aquisições, de forma constante, que irão depender da maturação e das experiências anteriores dos indivíduos, que dependendo do meio social pode acelerar ou até impedir sua manifestação. Portanto, “as idades em que surgem os estádios, em cada indivíduo, são variáveis”. (MARQUES E BECKER, 2012, p.”....).
Neste sentido, conforme MARQUES E BECKER,
[...] quando Piaget menciona as idades do aparecimento de um estádio, ou do início de um período do desenvolvimento, ele se refere à média obtida e não à idade de um indivíduo específico ou aos resultados obtidos por esse indivíduo. (2012, p. ...)
Ao rever a postagem foi possível identificar tais características observadas principalmente no período de estágio com crianças de dois a três anos, logo estádio pré-operatório. Este conhecimento me proporcionou maior segurança na elaboração dos planos de ação. Neste  período de estágio o egocentrismo, e a clara capacidade de representação da realidade através do simbólico foram as características que mais se destacaram.
            O egocentrismo manifestando-se principalmente na disputa por algum objeto e a representação simbólica evidenciada em brincadeiras de faz de conta. Por muitas vezes, as crianças brincando entre si reproduziam cenas de seu cotidiano, como por exemplo: a mãe cuidando de seu filho, um chazinho para os amigos ou até mesmo a vovó fazendo um bolinho para o café.

REFERÊNCIA

BECKER, F. e MARQUES, T. Estádios do Desenvolvimento. In: BECKER, F. Educação e construção do conhecimento, 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012

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