Retomando a
postagem cujo o linck < https://proflualves.blogspot.com/2017/09/sociedade-cotidiano-escolar-e-culturas.html > postado em 27 DE SETEMBRO DE 2017
Para
a professora Vera Maria Ferrão Candau é no espaço escolar que deve se promover a
igualdade e conhecer as diferença.
Segundo
Candau;
Articular
igualdade e diferença constitui outra questão que permeia todo o nosso
trabalho. No entanto, o problema não é afirmar um pólo e negar o outro, mas sim
termos uma visão dialética da relação entre igualdade e diferença. Hoje em dia
não se pode falar em igualdade sem incluir as questões relativas à diferença,
nem se pode abordar temas relativos às políticas de identidade dissociadas da
afirmação da igualdade. (2002, p. 128)
A igualdade é
vista como um padrão e as diferenças como um problema. O pré-conceito é uma pré-concepção
e gera um tratamento discriminatório. È importante que a escola tome
conhecimento que estas questões permeiam o ambiente escolar entre alunos e
professores entre si.
Este assunto é
importante, pois a medida que tomamos consciência destes comportamentos que
agem entre nós, é possível lidar de outras maneiras.
Como professora é
importante construir relações de respeito, valorização e reconhecimento entre
os sujeitos e suas especificidades. Logo se deve começar a valorizar as diferenças
que se fazem presentes, construindo a igualdade nas diferenças.
REFERÊNCIA
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade,
Cotidiano Escolar e Cultura(s): Uma aproximação. Educação & Sociedade,
ano XXIII, n o 79, Agosto/2002.
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