segunda-feira, 29 de abril de 2019

Releitura da postagem "SOCIEDADE, COTIDIANO ESCOLAR E CULTURAS (S): UMA APROXIMAÇÃO”


Retomando a postagem cujo o linck  < https://proflualves.blogspot.com/2017/09/sociedade-cotidiano-escolar-e-culturas.html > postado em  27 DE SETEMBRO DE 2017

 

            Para a professora Vera Maria Ferrão Candau é no espaço escolar que deve se promover a igualdade e conhecer as diferença.

            Segundo Candau;

Articular igualdade e diferença constitui outra questão que permeia todo o nosso trabalho. No entanto, o problema não é afirmar um pólo e negar o outro, mas sim termos uma visão dialética da relação entre igualdade e diferença. Hoje em dia não se pode falar em igualdade sem incluir as questões relativas à diferença, nem se pode abordar temas relativos às políticas de identidade dissociadas da afirmação da igualdade. (2002, p. 128)

 

A igualdade é vista como um padrão e as diferenças como um problema. O pré-conceito é uma pré-concepção e gera um tratamento discriminatório. È importante que a escola tome conhecimento que estas questões permeiam o ambiente escolar entre alunos e professores entre si.  

Este assunto é importante, pois a medida que tomamos consciência destes comportamentos que agem entre nós, é possível lidar de outras maneiras.

Como professora é importante construir relações de respeito, valorização e reconhecimento entre os sujeitos e suas especificidades. Logo se deve começar a valorizar as diferenças que se fazem presentes, construindo a igualdade nas diferenças.

 

 

 

REFERÊNCIA

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, Cotidiano Escolar e Cultura(s): Uma aproximação. Educação & Sociedade, ano XXIII, n o 79, Agosto/2002.

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