sexta-feira, 26 de abril de 2019

Releitura da postagem "CONEXÕES DE UMA REDE DE APRENDIZAGEM"



Retomando a postagem cujo o linck  < https://proflualves.blogspot.com/2017/06/as-conexoes-de-uma-rede-de-aprendizagem.html   > postado em 16 DE JUNHO DE 2017

A conexão estabelecida na construção do conhecimento adquirida no transcorrer destes anos corroborou para o desenvolvimento de novos saberes, de ideias e conceitos que aos poucos foram se resignificando.

Hoje, debruçando-me sobre minhas escritas, percebo-as como ferramentas fundamentais para minha prática docente. Possivelmente se não tivéssemos vivenciado a experiência estabelecida e orientada pela interdisciplina do seminário integrador, certamente desconheceríamos o modo que conhecermos as construções que adquiriram sua forma através das interações.

Com este propósito, o portfólio foi utilizado como estratégia de ensino, provocou o pensamento reflexivo cotidianamente através da interação com o outro e com o objeto do conhecimento.  

Reafirmando a pedagogia de FREIRE que, “reflexão crítica permanente deve constituir-se como orientação prioritária para a formação continuada dos professores que buscam a transformação por meio de sua prática educativa”. 

No período de estágio vivenciei está experiência em sua totalidade. Uma rede de conhecimentos, que provocou a comunicação e o pensamento reflexivo, interferindo desta forma na prática docente.


Referências:

ALARCÃO, Isabel (Org). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. ( Ser professor reflexivo). Editora Porto, 1996. (Coleção CIDIne).


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário