Retomando
a postagem cujo o linck < https://proflualves.blogspot.com/2017/06/as-conexoes-de-uma-rede-de-aprendizagem.html
> postado em 16 DE JUNHO DE 2017
A
conexão estabelecida na construção do conhecimento adquirida no transcorrer
destes anos corroborou para o desenvolvimento de novos saberes, de ideias e
conceitos que aos poucos foram se resignificando.
Hoje,
debruçando-me sobre minhas escritas, percebo-as como ferramentas fundamentais
para minha prática docente. Possivelmente se não tivéssemos vivenciado a
experiência estabelecida e orientada pela interdisciplina do seminário
integrador, certamente desconheceríamos o modo que conhecermos as construções que
adquiriram sua forma através das interações.
Com
este propósito, o portfólio foi utilizado como estratégia de ensino, provocou o
pensamento reflexivo cotidianamente através da interação com o outro e com o
objeto do conhecimento.
Reafirmando a pedagogia de FREIRE que, “reflexão crítica
permanente deve constituir-se como orientação prioritária para a formação
continuada dos professores que buscam a transformação por meio de sua prática
educativa”.
No
período de estágio vivenciei está experiência em sua totalidade. Uma rede de
conhecimentos, que provocou a comunicação e o pensamento reflexivo,
interferindo desta forma na prática docente.
Referências:
ALARCÃO, Isabel (Org). Formação
reflexiva de professores: estratégias de supervisão. ( Ser
professor reflexivo). Editora Porto, 1996. (Coleção CIDIne).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da
autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra,
1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário