segunda-feira, 11 de junho de 2018

RELATO SOBRE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM


O Mini Maternal IB ( 2 a 3 anos), no qual atuo como auxiliar no turno da manhã, é composto por doze alunos, sendo cinco meninas e oito meninos. Dentro de nossa rotina diária, reservamos um espaço na sala de aula para contação de histórias cantadas ou não.
A história cantada cujo nome “Caçar Ursinho, tem se repetido por muitas vezes em nossas rodas, a pedido das crianças, atendendo em sua totalidade os objetivos específicos da proposta, e oportunizando alguns campos de experiência como:  
·         O eu, o outro e o nós;
·         Corpo, gestos e movimento;
·         Escuta, fala, linguagem e pensamento.
Desta forma, percebendo o interesse dos alunos, empregamos a história cantada como aliada nas experiências de movimento corporal, imaginação, criação, construção, favorecendo a interação do eu com o outro visto que todos já possuem uma fala linguística.
Nesta atividade, assim como muita outras é possível perceber as diferenças do grupo. No geral todos participam, como citado anteriormente, eles pedem para cantar, no entanto o desenvolvimento da linguagem é bastante diferente entre eles. Temos alunos que claramente imitam expressões utilizadas por outros, outros comunicam se por holofrase, alguns já conseguem formar pequenas frases cometendo alguns erros processuais e a maioria já sabe o que gosta e o que quer fazer ou não.
Quanto às origens da imagem mental na imitação sensório motora, a investigação do autor, revela um processo em evolução da imitação (atividade imitativa), da interiorização da coordenação dos esquemas que são condições previas para a “constituição da função sinbólica, isto é, da capacidade do sujeito de diferenciar significantes e significados”. (Dongo Montoya, 2006, p. 123)

A linguagem, enquanto sistema de signos, implica significantes (gestos ou  palavras articuladas) que se reportam a objetos mediados por conceitos ou “pré-conceitos”, os quais se apóiam, sobretudo nas fases inicias, nas imagens mentais.
A aquisição da linguagem encontra-se, portanto, atrelada à constituição da capacidade humana de representar, isto é, de diferenciar significantes e significados, e por isso, ao exercício da função simbólica. (Dongo Montoya, 2006, p. 123)

Para Vygotsky citado por Silva (2010)

Neste período a criança percebe que cada coisa tem um nome, um signo, um significado. A curiosidade desperta e a criança desenvolve seu vocabulário. Desta forma, é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal. É no significado, então, que podemos encontrar as respostas às nossas questões sobre a relação entre o pensamento e a fala.

            Vygotsky, destaca que neste período de desenvolvimento da criança que ocorre com aproximadamente dois anos, é o momento pelo qual  pensamento e linguagem se unem para a formação da fala racional ou pensamento verbal.


Referências

Caçar Ursinho In Blog da Profe Suzana, Publicado em 31 de janeiro de 2010 Disponível em < http://suzilovison.blogspot.com.br/2010/01/cacar-ursinho.html> Acesso em maio 2018

DONGO MONTOYA, A. O. Pensamento e linguagem: percurso piagetiano de investigação. In: Psicologia em Estudo. Maringá, v. 11, n.1, p. 119-127, jan-abr. 2006.

SILVA, S. D. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM  Publicado em 22 de July de 2010 Disponível em < https://www.webartigos.com/artigos/aquisicao-da-linguagem/43208 > Acesso em maio.2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário