sexta-feira, 15 de junho de 2018

OS PRINCIPAIS INTEGRANTES DO MOVIMENTO ESCOLA NOVA



“Na virada do século XIX para o XX, encontramos um movimento educacional muito importante denominado de Escola Nova ou de Renovação Pedagógica. Este movimento uniu educadores de vários pontos da Europa e da América do Norte e, aos poucos, foi-se estendendo para muitos países de outros continentes."

Entre outros, os principais  integrantes do movimento da Escola Nova: John Dewey; Ovide Decroly;  Maria Montessori; Célestin Freinet, fizeram uma profunda crítica à escola tradicional, problematizaram o papel do educador, do educando, da organização do trabalho pedagógico e construíram um compromisso com a transformação da escola.

"Os escolanovistas procuraram criar formas de organização do ensino que tivessem as seguintes características: a globalização, o interesse imediato do aluno, a participação dos alunos e da comunidade, uma reorganização da didática e do espaço da sala de aula. Nestas experiências vamos encontrar vários tipos de caminhos como: as unidades didáticas, os centros de interesse e os projetos”.

JOHN DEWEY (1859 - 1952) , "filósofo norte-americano defendia a democracia nos campos institucionais e no interior das escolas, legitimando a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças". 

OVIDE DECROLY (1871-1932) “O médico e educador belga defendia a idéia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo.”

MARIA MONTESSORI (1870-1952),  Segundo a visão pedagógica da pesquisadora italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós.
“Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições”, diz Talita de Oliveira Almeida, presidente da Associação Brasileira de Educação Montessoriana”

CÉLESTIN FREINET (1896- 1966) O educador francês desenvolveu atividades hoje comuns, como as aulas-passeio e o jornal de classe, e criou um projeto de escola popular, moderna e  democrática.


Referência:


BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Trabalhando com projetos na Educação Infantil. In: XAVIER, Maria Luisa Merino & DALLA ZEN, Maria Isabel (orgs.). Planejamento em destaque: análises menos convencionais. 3ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2003. p.65-66

FERRARI, M. John Dewey, o pensador que pôs a prática em foco Nova Escola, 2008 disponível em < https://novaescola.org.br/conteudo/1711/john-dewey-o-pensador-que-pos-a-pratica-em-foco  > Acesso em maio de 2018

FERRARI, M. Ovide Decroly, o primeiro a tratar o saber de forma única Nova Escola, 2008 disponível em < https://novaescola.org.br/conteudo/1851/ovide-decroly-o-primeiro-a-tratar-o-saber-de-forma-unica  > Acesso em maio de 2018

 

FERRARI, M. Maria Montessori, a médica que valorizou o aluno Nova Escola, 2008 disponível em < https://novaescola.org.br/conteudo/459/medica-valorizou-aluno  > Acesso em maio de 2018

 

FERRARI, M. Célestin Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso Nova Escola, 2008 disponível em < https://novaescola.org.br/conteudo/1754/celestin-freinet-o-mestre-do-trabalho-e-do-bom-senso   > Acesso em maio de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário