“Na virada do século XIX para o XX, encontramos um movimento educacional muito importante denominado de Escola Nova ou de Renovação Pedagógica. Este movimento uniu educadores de vários pontos da Europa e da América do Norte e, aos poucos, foi-se estendendo para muitos países de outros continentes."
Entre outros, os principais integrantes
do movimento da Escola Nova: John Dewey; Ovide Decroly; Maria
Montessori; Célestin Freinet, fizeram uma profunda crítica à escola
tradicional, problematizaram o papel do educador, do educando, da organização
do trabalho pedagógico e construíram um compromisso com a transformação da
escola.
"Os
escolanovistas procuraram criar formas de organização do ensino que tivessem as
seguintes características: a globalização, o interesse imediato do aluno, a
participação dos alunos e da comunidade, uma reorganização da didática e do
espaço da sala de aula. Nestas experiências vamos encontrar vários tipos de
caminhos como: as unidades didáticas, os centros de interesse e os projetos”.
JOHN DEWEY (1859 - 1952) , "filósofo
norte-americano defendia a democracia nos campos institucionais e no
interior das escolas, legitimando a liberdade de pensamento
como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das
crianças".
OVIDE DECROLY (1871-1932) “O médico e educador belga
defendia a idéia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do
todo.”
MARIA MONTESSORI
(1870-1952), Segundo a visão pedagógica
da pesquisadora italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós.
“Ela
acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já
nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as
condições”, diz Talita de Oliveira Almeida, presidente da Associação Brasileira
de Educação Montessoriana”
CÉLESTIN FREINET (1896-
1966) O educador francês desenvolveu atividades hoje comuns, como as
aulas-passeio e o jornal de classe, e criou um projeto de escola popular,
moderna e democrática.
Referência:
BARBOSA, Maria Carmen Silveira.
Trabalhando com projetos na Educação Infantil. In: XAVIER, Maria Luisa Merino
& DALLA ZEN, Maria Isabel (orgs.). Planejamento em destaque: análises
menos convencionais. 3ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2003. p.65-66
FERRARI, M. John Dewey, o
pensador que pôs a prática em foco Nova Escola , 2008 disponível em < https://novaescola.org.br/conteudo/1711/john-dewey-o-pensador-que-pos-a-pratica-em-foco
> Acesso em maio de 2018
FERRARI, M. Ovide Decroly, o primeiro a tratar o
saber de forma única Nova Escola, 2008 disponível em
< https://novaescola.org.br/conteudo/1851/ovide-decroly-o-primeiro-a-tratar-o-saber-de-forma-unica
> Acesso em maio de 2018
FERRARI, M. Maria Montessori, a médica que valorizou
o aluno Nova Escola, 2008 disponível em < https://novaescola.org.br/conteudo/459/medica-valorizou-aluno
> Acesso em maio
de 2018
FERRARI, M. Célestin
Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso
Nova Escola, 2008 disponível em < https://novaescola.org.br/conteudo/1754/celestin-freinet-o-mestre-do-trabalho-e-do-bom-senso
> Acesso
em maio de 2018
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