Ao tomar a
inovação como algo abstrato, perde-se a noção de que ela se realiza em um
contexto histórico e social, porque é um processo humano. A inovação existe em
determinado lugar, tempo e circunstância, como produto de uma ação humana sobre
o ambiente ou meio social. (CUNHA, 2008, p. 23)
Embora, quando pensamos em inovação, direcionamos as idéias a novidades
tecnológicas, o artigo revela experiências relatadas pelos professores de forma
micro e macro nas diferentes compreensões de inovação e da natureza de cada uma
delas. Sejam elas caracterizadas pela ruptura com a forma tradicional de
ensinar e aprender, a gestão participativa, a reconfiguração dos saberes, a
reorganização da relação teoria/prática, da inovação pedagógica que se
manifesta pela perspectiva orgânica no processo de concepção, desenvolvimento e
avaliação da experiência desenvolvida, a mediação, e o protagonismo.
Cabe
registrar que os movimentos dos professores em direção às possibilidades
inovadoras, na grande maioria dos casos estudados, têm origem em situações-problema,
ou seja, partem de algum desconforto vivido pelos docentes no trato do
conhecimento ou no sucesso da aprendizagem de seus alunos. (CUNHA, 2008, p. 28)
REFERÊNCIA
CUNHA, M. I. Inovações pedagógicas: o desafio da
reconfiguração de saberes na docência universitária, USP, São Paulo, 2008.
Disponível em <
http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/cap/files/2010/10/maria_isabel_da_cunha_caderno_VI.pdf
> acesso em junho de 2018.
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