No início do ano, solicitamos aos
responsáveis que enviassem umas duas ou três fotos do aluno no convívio
familiar.
Os registros fotográficos são
fontes importantíssimas de reflexão, através dela é possível aperfeiçoar a
capacidade de leitura das imagens, resgatando memórias de experiências
vividas. [...] a fotografia traz consigo
o âmago da veracidade incontestável dos fatos por ela registrados. (FELIZARDO, SAMAIN, p.210)
Conforme as imagens foram
chegando, penduramos na sala de forma que todos tivessem acesso. A princípio a
ideia era deixa las penduradas por um mês, no entanto, a proposta deu tão certo que estendemos nosso prazo.
Começamos a observar que os
alunos paravam em frente às fotos por muitas vezes durante o dia, e ali ficavam
contemplando suas próprias imagens e dos seus colegas.
Desta forma, percebendo o
interesse dos alunos, passamos a utilizar as fotos como aliada nas experiências
de movimento corporal, imaginação, criação, construção, favorecendo a interação
do eu com o outro visto que todos já possuem uma fala linguística.
Nesta atividade, assim como muita
outras é possível perceber as diferenças do grupo. No geral todos participam,
como citado anteriormente, eles se reconhecem, reconhecem seus familiares,
inclusive a situação em que a foto foi tirada, e identificam os colegas das
demais imagens. Para exemplificar, tem uma das imagens, que aparece a mãe
gestante e o pai, quando pergunto onde esta você nesta foto, ele fala: Estou
aqui, dentro da barriga da mamãe. Todos os colegas já sabem, e não contestam.
Nessa
perspectiva, as pesquisas de Piaget certificam a construção e o desenvolvimento
dos alunos de nossa turma, onde “a explicação das origens da linguagem e do
pensamento é buscada na interiorização do esquematismo sensório motor da
criança; portanto, na atividade construtivista do sujeito”. (DONGO MONTOYA, 2006,
p. 120).
No entanto, não
podemos desconsiderar as experiências de
Vygotsky que “acredita que a aquisição da linguagem na criança se dá
devido à interação que a mesma possui com o ambiente que a rodeia e o convívio
com outros da espécie.”(SILVA, 2010).
Referências
DONGO MONTOYA, A. O. Pensamento e
linguagem: percurso piagetiano de investigação. In: Psicologia em Estudo. Maringá ,
v. 11, n.1, p. 119-127, jan-abr. 2006.
FELIZARDO, Adair; SAMAIN,
Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória. Discursos
fotográficos. Londrina, v.3, n.3, p.205-220, 2007. Disponível em: <http://http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1500/1246
> Acesso em maio 2018.
SILVA, S. D. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Publicado em 22 de July de 2010
Disponível em < https://www.webartigos.com/artigos/aquisicao-da-linguagem/43208
> Acesso em maio 2018
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