segunda-feira, 11 de junho de 2018

EXPERIÊNCIA COMO USO DE TECNOLOGIAS EM PROPOSTA PEDAGÓGICA


No início do ano, solicitamos aos responsáveis que enviassem umas duas ou três fotos do aluno no convívio familiar.
Os registros fotográficos são fontes importantíssimas de reflexão, através dela é possível aperfeiçoar a capacidade de leitura das imagens, resgatando memórias de experiências vividas.  [...] a fotografia traz consigo o âmago da veracidade incontestável dos fatos por ela registrados.  (FELIZARDO, SAMAIN, p.210)
Conforme as imagens foram chegando, penduramos na sala de forma que todos tivessem acesso. A princípio a ideia era deixa las penduradas por um mês, no entanto, a proposta deu tão  certo que estendemos nosso prazo.
Começamos a observar que os alunos paravam em frente às fotos por muitas vezes durante o dia, e ali ficavam contemplando suas próprias imagens e dos seus colegas.
Desta forma, percebendo o interesse dos alunos, passamos a utilizar as fotos como aliada nas experiências de movimento corporal, imaginação, criação, construção, favorecendo a interação do eu com o outro visto que todos já possuem uma fala linguística.
Nesta atividade, assim como muita outras é possível perceber as diferenças do grupo. No geral todos participam, como citado anteriormente, eles se reconhecem, reconhecem seus familiares, inclusive a situação em que a foto foi tirada, e identificam os colegas das demais imagens. Para exemplificar, tem uma das imagens, que aparece a mãe gestante e o pai, quando pergunto onde esta você nesta foto, ele fala: Estou aqui, dentro da barriga da mamãe. Todos os colegas já sabem, e não contestam.
Nessa perspectiva, as pesquisas de Piaget certificam a construção e o desenvolvimento dos alunos de nossa turma, onde “a explicação das origens da linguagem e do pensamento é buscada na interiorização do esquematismo sensório motor da criança; portanto, na atividade construtivista do sujeito”. (DONGO MONTOYA, 2006, p. 120).
No entanto, não podemos desconsiderar as experiências de  Vygotsky que “acredita que a aquisição da linguagem na criança se dá devido à interação que a mesma possui com o ambiente que a rodeia e o convívio com outros da espécie.”(SILVA, 2010).

Referências



DONGO MONTOYA, A. O. Pensamento e linguagem: percurso piagetiano de investigação. In: Psicologia em Estudo. Maringá, v. 11, n.1, p. 119-127, jan-abr. 2006.

FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória. Discursos fotográficos. Londrina, v.3, n.3, p.205-220, 2007. Disponível em: <http://http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1500/1246 > Acesso em maio 2018.

SILVA, S. D. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM  Publicado em 22 de July de 2010 Disponível em < https://www.webartigos.com/artigos/aquisicao-da-linguagem/43208 > Acesso em maio 2018

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