quinta-feira, 23 de novembro de 2017

" História, conceito e tipos de deficiência" / Deficiências e Diferenças



O texto " História, conceito e tipos de deficiência" da professora e fisiatra Izabel Maior,  e a série do café filosófico sobre Deficiências e Diferenças com Izabel Maior e Benilton Bezarra, nos provoca a refletir sobre as discriminações e preconceitos, seja em relações raciais, nas questões de identidade de gênero e o descaso coletivo em relação as pessoas com deficiência. O preconceito e a luta por direitos de igualdade e equidade tão  presente em nossa sociedade marcam os desafios de convivência entre os “diferentes”.
O ser humano tem o potencial de se reinventar, porém culturalmente a diferença nem sempre é valorizada.
Em relação as pessoas com deficiência, Maior saliente em sua fala “que somos muito resistentes às mudanças e insistimos em acreditar que pessoas merecem rótulos, que  muitas vezes as inferiorizam, e que estabelecemos escalas de valor para as pessoas”. A exclusão imposta para o mundo feito aos  “normais”, ainda nos dias de hoje submete milhões de pessoas a permanecem no anonimato, isoladas, apartadas da convivência social.
“O modelo social tem por foco as condições de interação entre a sociedade e as pessoas com limitações funcionais. [...]  visa a transformação das condições sociais, mediante políticas publicas inclusivas.” (MAIOR, p. 2)
“As pessoas com deficiência são sujeitos de direitos, com autonomia e independência para fazer suas escolhas, contando com apoio social.”
Porém, a autonomia como definidora da dignidade humana não depende do corpo que se tem, mas do mundo que se vive. A tecnologia, a acessibilidade, os recursos são aliados nesta busca, por igualdade e equidade.
“Entende-se, portanto, que deficiência é uma questão coletiva e da esfera pública, e é obrigação dos países prover todas as questões que efetivamente garantam o exercício dos direitos humanos”.
Como professora, ainda não tive a oportunidade de trabalhar, aprender e  construir aprendizagens, com este educando, no entanto, este semestre tão marcado pelas diversidades,  mostra a evolução das sociedades para o respeito as diferenças individuais. Compreender algumas características destas limitações, articular aos conceitos e as práticas pedagógicas adquiridas no curso poderá contribuir ao processo de ensino/aprendizagem deste sujeito proporcionando desta forma uma educação inclusiva, promovendo desta forma o entendimento da diversidade como valor. 

REFERÊNCIA


Maior, Izabel. História, conceito e tipos de deficiência  disponível em < http://violenciaedeficiencia.sedpcd.sp.gov.br/pdf/textosApoio/Texto1.pdf > acesso em novembro/2017. 

ParadesportoRS Deficiencias e Diferenças com Izabel Maior e Benilton Bezerra disponível em < https://youtu.be/29JooQEOCvA > acesso em novembro/2017. 


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