O
texto "Epistemologia Genética", traz em sua introdução os conceitos
de epistemologia que “é teoria da ciência ou o estudo do conhecimento
científico” e “Genética que é relativo à gênese, ou seja, origem”. Logo, “Epistemologia Genética é o estudo da gênese
ou origem do conhecimento humano”.
A
Epistemologia Genética criada pelo biólogo Jean Piaget “estuda a gênese das
estruturas cognitivas, explicando-a pela construção individual mediante a
interação radical entre sujeito e objeto
, entre as condições internas do sujeito e as condições do meio físico e
social”. Por ser uma teoria interacionista,
onde a origem do conhecimento está entre a maturação e a experiência, Piaget ao
interessar-se pela explicação da origem do conhecimento desenvolve Métodos
Clínicos, que são metodologias mais estruturadas que as existentes na época,
uma delas foi a psiquiatria com o objetivo de “verificar as estruturas do
pensamento do sujeito.” Através da observação
clínica, da entrevista clínica e do Método Clinico que consiste em verificar as
estruturas do pensamento do sujeito, na construção do conhecimento através de
sugestões de tarefas ao mesmo.
Na
construção de conhecimento, para Piaget , a gênese das estruturas cognitivas é
explicada pela construção por meio da ação, transformação e estabelecimento de
relações – daí construtivismo que
trata-se de uma teoria que permite (re)interpretar práticas, métodos, técnica
de ensino e/ou forma de aprendizagem –
mediante interação radical ente sujeito e objeto.
Para
que ocorra aprendizagem são necessárias condições estruturais, que promovam o
desenvolvimento através de estruturas de assimilação/acomodação/adaptação,
equilibração, estrutura e esquema e inteligência.
O
desenvolvimento cognitivo passa por estádios de desenvolvimento cognitivo,
sendo eles: sensório motor, pré
operatório, operatório concreto e operatório formal, podendo variar de
sujeito a sujeito, no qual todas suas
construções servem de base para outras.
Para
Piaget, o conhecimento é o resultado de um processo de construção, possível em
função das estruturas cognitivas do sujeito, portanto para educador os “métodos
pedagógicos escolhidos serão métodos
ativos, o que pode implicar ação física ou mental”.
Neste
sentido, conforme Marques;
“Eis
as vantagens da atividade em grupo para o desenvolvimento intelectual: conhecer
os outros ajuda a nos conhecermos; ao realizarmos tarefas conjuntas tendemos à
objetividade; o trabalho conjunto fornece regras para o pensamento.” (2008, p.
17-26)
Piaget afirma que a motivação
depende de estruturas já construídas, que precisam ser alimentadas para que
fomente o interesse e consequentemente ocorra à aprendizagem.
Para concluir, debruçamo-nos sobre a
pergunta, de que maneira podemos auxiliar nossos educandos a construir o
conhecimento? Neste propósito o texto, aponta algumas valiosas contribuições
para atingir este objetivo, como: auxiliar no processo de ação, fazer
interrogações, ofertar oportunidades para pensar, auxiliar a estabelecer
relações entre as coisas, e principalmente transformar e formular perguntas
capazes de desestabilizar e tira-lo da zona de conforto, provocando desta forma
o interesse do aluno.
REFERÊNCIA
MARQUES,
Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia
Genética. In: SARMENTO, Dirléia Fanfa; RAPOPORT, Andrea e FOSSATTI, Paulo
(orgs). Psicologia e educação: perspectivas teóricas e implicações
educacionais. Canoas: Salles, 2008. p.17-26
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