domingo, 5 de novembro de 2017

"Epistemologia genética"

O texto "Epistemologia Genética", traz em sua introdução os conceitos de epistemologia que “é teoria da ciência ou o estudo do conhecimento científico” e “Genética que é relativo à gênese, ou seja, origem”. Logo,  “Epistemologia Genética é o estudo da gênese ou origem do conhecimento humano”.
A Epistemologia Genética criada pelo biólogo Jean Piaget “estuda a gênese das estruturas cognitivas, explicando-a pela construção individual mediante a interação radical entre sujeito e objeto , entre as condições internas do sujeito e as condições do meio físico e social”.  Por ser uma teoria interacionista, onde a origem do conhecimento está entre a maturação e a experiência, Piaget ao interessar-se pela explicação da origem do conhecimento desenvolve Métodos Clínicos, que são metodologias mais estruturadas que as existentes na época, uma delas foi a psiquiatria com o objetivo de “verificar as estruturas do pensamento do sujeito.” Através da observação clínica, da entrevista clínica e do Método Clinico que consiste em verificar as estruturas do pensamento do sujeito, na construção do conhecimento através de sugestões de tarefas ao mesmo.
Na construção de conhecimento, para Piaget , a gênese das estruturas cognitivas é explicada pela construção por meio da ação, transformação e estabelecimento de relações  – daí construtivismo que trata-se de uma teoria que permite (re)interpretar práticas, métodos, técnica de ensino e/ou forma de aprendizagem  – mediante interação radical ente sujeito e objeto.
Para que ocorra aprendizagem são necessárias condições estruturais, que promovam o desenvolvimento através de estruturas de assimilação/acomodação/adaptação, equilibração, estrutura e esquema e inteligência.
O desenvolvimento cognitivo passa por estádios de desenvolvimento cognitivo, sendo eles: sensório motor, pré operatório, operatório concreto e operatório formal, podendo variar de sujeito a sujeito, no qual todas  suas construções servem de base para outras.
Para Piaget, o conhecimento é o resultado de um processo de construção, possível em função das estruturas cognitivas do sujeito, portanto para educador os “métodos pedagógicos escolhidos  serão métodos ativos, o que pode implicar ação física ou mental”.
Neste sentido, conforme Marques;

“Eis as vantagens da atividade em grupo para o desenvolvimento intelectual: conhecer os outros ajuda a nos conhecermos; ao realizarmos tarefas conjuntas tendemos à objetividade; o trabalho conjunto fornece regras para o pensamento.” (2008, p. 17-26)

Piaget afirma que a motivação depende de estruturas já construídas, que precisam ser alimentadas para que fomente o interesse e consequentemente ocorra à aprendizagem.
Para concluir, debruçamo-nos sobre a pergunta, de que maneira podemos auxiliar nossos educandos a construir o conhecimento? Neste propósito o texto, aponta algumas valiosas contribuições para atingir este objetivo, como: auxiliar no processo de ação, fazer interrogações, ofertar oportunidades para pensar, auxiliar a estabelecer relações entre as coisas, e principalmente transformar e formular perguntas capazes de desestabilizar e tira-lo da zona de conforto, provocando desta forma o interesse do aluno.

REFERÊNCIA
MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia Genética. In: SARMENTO, Dirléia Fanfa; RAPOPORT, Andrea e FOSSATTI, Paulo (orgs). Psicologia e educação: perspectivas teóricas e implicações educacionais. Canoas: Salles, 2008. p.17-26

Nenhum comentário:

Postar um comentário