Estamos suscetíveis a vários tipos de erros através
das percepções que temos quando estamos recebendo informações e conhecimentos,
são “traduções e reconstruções cerebrais com base em estímulos ou sinais
captados e codificados pelos sentidos”. O erro de percepção, proveniente de
nossa visão, acrescenta-se ao erro intelectual, onde cada sujeito tem suas próprias
percepções, portanto realizam a “tradução/reconstrução por meio da linguagem e
do pensamento.”, de formas diferentes.
Morin, cita que “O desenvolvimento do conhecimento
científico é poderoso meio de detecção dos erros e da luta contra ilusões”.
(2002, p. 21). Porém, nos paradigmas que
controlam a ciência podem desenvolver ilusões, logo nenhuma teoria esta imune
ao erro das ilusões.
A educação precisa ensinar, no processo
ensino-aprendizagem, a condição humana com base na razão, sem esquecer a
afetividade, na emoção.
Os tipos de erros que podemos desenvolver mediante ao conhecimento são:
Ø Os erros mentais: exemplificado por falsas lembranças, ilusões, memória ...
Ø Os erros Intelectuais: pois o sistema de ideias (doutrinas, teoria, ideologias) estão
sujeitos ao erro como também os protege
Ø Os erros da razão: Cabe controlar a racionalidade diante da racionalização. “A racionalização
é fechada, a racionalidade é aberta.” Precisamos ser racionais para enxergar
determinados erros.
[...] a necessidade de reconhecer
na educação do futuro um princípio de incerteza racional: a racionalidade corre
risco constante, caso não mantenha vigilante autocrítica quanto a cair na
ilusão racionalizadora. Isso significa que a verdadeira racionalidade não é
apenas teórica, apenas crítica, mas também autocrítica. (MORIN, 20002, p. 24)
Portanto, temos que ter uma incerteza
racional, não podemos acreditar em tudo, temos que estar abertos a esta
racionalização para enxergar os erros e as ilusões.
Ø As cegueiras paradigmáticas (Os erros paradigmáticos):
modelos explicativos sujeitos a erros de concepção e interpretação de conceitos.
Portanto, “um paradigma pode ao mesmo tempo elucidar e cegar, revelar e
ocultar”.
REFERÊNCIA
MORIN,
Edgar. Os setes saberes necessários à
educação do futuro. Cortez Editora. 5ª edição. São Paulo: Cortez; Brasilia,
DF: UNESCO. 2002 (Cap. I, p. 19 a 27)
Nenhum comentário:
Postar um comentário