domingo, 26 de novembro de 2017

Competências sociais, inclusão, Educação Especial — (TGD) Transtornos Globais do Desenvolvimento em especial o autismo.

Izabel Moura, professora e coordenadora das equipes de acompanhamento – IHA, em entrevista sobre sociedade e deficiência fala  do aluno com TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento), exluido em diversos ambientes na sociedade por desconhecimento, entre outros.
Conforme NOTA TÉCNICA Nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE,
II – Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. (CNE/CEB, nº 4/2009, que no seu artigo 4º, considera público-alvo do AEE:)

Portanto, encontram-se especificidades nas áreas do desenvolvimento do comportamento, interação social e linguagem. Especificidades estas, importantes que o professor conheça e reconheça para realizar estratégias de atendimento educacional deste aluno.
Sendo que conforme Camargo e Bosa, “as dificuldades dos professores, de um modo geral, se apresentam de uma forma de ansiedade e conflito ao lidar com o “diferente.” ( 2009 p. 69)  
Moura salienta que a sociedade possui atitudes que podem favorecer ou prejudicar o processo de inclusão, possui preconceitos que determinam as relações, cria estereótipos e estigmas, e que estes estigmas vão inserir ou excluir ou aluno ou qualquer pessoa que se mostre diferente.
Conforme Camargo e Bosa, “O interesse nas questões da interação social e as reflexões sobre a sua importância para o comportamento humano surgiram no século passado.”(2009, p. 65)
O aprofundamento no estudo do desenvolvimento humano, a “interação social” aparece em vários contextos, a qual tem seu aprofundamento na visão de vários teóricos, que “parece haver um consenso entre elas no sentido de que o sucesso da constituição psíquica do indivíduo depende primordialmente do processo de socialização.” (CAMARGO E BOSA, 2009, p. 66)
 [...] a importância que assume a relação entre pares, dada sua intensidade e permanência ao longo do desenvolvimento, torna inseparáveis o desenvolvimento da competência social e o das relações interpessoais. (CAMARGO E BOSA, 2009, p. 67)

Na relação entre pares da mesma idade, a “qualidade da interação com iguais e competência social influencia-se mutuamente”.
Para Camargo e Bosa;
“proporcionar às crianças com autismo oportunidades de conviver com outras da mesma faixa etária possibilita o estímulo as suas capacidades interativas, impedindo o isolamento.” “A oportunidade de interação com pares é a base o seu desenvolvimento, como para o de qualquer outra criança.” (CAMARGO E BOSA, 2009, p. 68)

            Desse modo, a convivência compartilhada na escola a partir da inclusão no ensino comum favorece o desenvolvimento de ambas as partes, possibilitando as convivências, aprendizagens e respeito as diferenças. As intervenções dos colegas são transformadoras deste comportamento.
            A escola no processo de inclusão possui o papel fundamental de proporcionar o desenvolvimento deste individuo construindo habilidades sociais, possibilitando o alargamento progressivo de experiências socializadoras, que permitam novos conhecimentos e comportamentos.  

Referências

CAMARGO, Síglia, P. H., BOSA, Cleonice, A. COMPETÊNCIA SOCIAL, INCLUSÃO ESCOLAR E AUTISMO: REVISÃO CRITICA DA LITERATURA  Psicologia & Sociedade; (1): 65-74, 2009   

IHA - TGD - parte I  Rioeduca SME (2011)  Disponível em < https://youtu.be/Tf-R4hGYOFs > Acesso em novembro/2017



IHA - TGD - parte lI  Rioeduca SME (2011)  Disponível em < https://youtu.be/clB2UNiA_X0 > Acesso em novembro/2017



NOTA TÉCNICA Nº 04 / 2014 / MEC / SECADI / DPEE, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão 23 de janeiro de 2014. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15898-nott04-secadi-dpee-23012014&category_slug=julho-2014-pdf&Itemid=30192 > acesso em novembro 2017. 

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