Revendo a
postagem cujo o linck < http://proflualves.blogspot.com/search?updated-max=2015-09-23T14:50:00-07:00&max-results=7
> inserida em meu portfólio no dia 23 de setembro de 2015, percebo que para
melhor complementar a escrita seria importante em um primeiro momento descrever
as três partes da personalidade humana (ID, EGO, SUPEREGO) segundo as teorias
freudianas, e como complementação identifica las na rotina docente.
Como exemplo: O ID, seria basicamente a busca de uma satisfação imediata (inconsciente). Neste sentido poderia trazer a reflexão o que é muito comum na educação infantil, uma criança de três anos, brincando com outras, se interessa pelo brinquedo do colega e o toma de suas mãos. Satisfazendo assim seu desejo de imediato.
No entanto, como professora ao ver tal situação, interfere, explicando que o coleguinha estava brincando, que cada um tem o seu momento, com esta atitude o colega ficará triste e muito zangado. Nesta situação o EGO entra em ação, reconhecendo que outras crianças também tem suas necessidades e desejos e que ser egoísta não seria o melhor caminho para atender o seu desejo.
O SUPEREGO neste exemplo estará em formação e dependerá dos ensinamentos ao longo de sua vida, como os valores morais, julgamentos e tradições, que formarão sua personalidade. O SUPEREGO tem como característica a auto observação, logo o SUPEREGO definira se realmente esta atitude é correta e/ou aceitável.
Somente após a construção de todos estes conhecimentos consigo identificar situações que refletem tais conceitos e assim contornar alguns conflitos, comuns na educação infantil.
Como exemplo: O ID, seria basicamente a busca de uma satisfação imediata (inconsciente). Neste sentido poderia trazer a reflexão o que é muito comum na educação infantil, uma criança de três anos, brincando com outras, se interessa pelo brinquedo do colega e o toma de suas mãos. Satisfazendo assim seu desejo de imediato.
No entanto, como professora ao ver tal situação, interfere, explicando que o coleguinha estava brincando, que cada um tem o seu momento, com esta atitude o colega ficará triste e muito zangado. Nesta situação o EGO entra em ação, reconhecendo que outras crianças também tem suas necessidades e desejos e que ser egoísta não seria o melhor caminho para atender o seu desejo.
O SUPEREGO neste exemplo estará em formação e dependerá dos ensinamentos ao longo de sua vida, como os valores morais, julgamentos e tradições, que formarão sua personalidade. O SUPEREGO tem como característica a auto observação, logo o SUPEREGO definira se realmente esta atitude é correta e/ou aceitável.
Somente após a construção de todos estes conhecimentos consigo identificar situações que refletem tais conceitos e assim contornar alguns conflitos, comuns na educação infantil.
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