Ao rever a postagem cujo o
linck < https://proflualves.blogspot.com/2015/11/mecanismos-de-defesa.html >
inserida em meu portfólio no dia 25 de novembro de 2015, trata se de uma
publicação que esclarece e exemplifica algumas reações inconsciente que temos chamadas
“Mecanismos de Defesa – As Defesas do
Ego”.
Buscando em minha realidade na educação infantil, um dos mecanismos mais comuns que percebemos no ambiente escolar é o da negação. Fácil de perceber principalmente quando algo que pode ser um brinquedo encontra se danificado e/ou quebrado, pergunto:
O que aconteceu? Quem estragou, e/ou quem mexeu aqui?
Como mecanismo de defesa, eles respondem:
Não sei! Não foi eu! Mesmo que tenha sido ou que saibam o que ocorreu.
Outro mecanismo que identifiquei recentemente é o da regressão.
Um menino de três anos que sempre teve o carinho de todos, no entanto ao nascer seu primo ele passou a demonstrar carências, pedir colinho com freqüência e até mesmo na hora do soninho pede para a professora niná lo.
Buscando em minha realidade na educação infantil, um dos mecanismos mais comuns que percebemos no ambiente escolar é o da negação. Fácil de perceber principalmente quando algo que pode ser um brinquedo encontra se danificado e/ou quebrado, pergunto:
O que aconteceu? Quem estragou, e/ou quem mexeu aqui?
Como mecanismo de defesa, eles respondem:
Não sei! Não foi eu! Mesmo que tenha sido ou que saibam o que ocorreu.
Outro mecanismo que identifiquei recentemente é o da regressão.
Um menino de três anos que sempre teve o carinho de todos, no entanto ao nascer seu primo ele passou a demonstrar carências, pedir colinho com freqüência e até mesmo na hora do soninho pede para a professora niná lo.
Ele
não fala o que esta acontecendo, esta reação é inconsciente, ele adora o
priminho, mas inconscientemente seu nascimento mexeu com seus sentimentos.
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