Retomando
a postagem cujo o linck < https://proflualves.blogspot.com/2015/10/reflexao-midia-e-consumo-na-producao-da.html#comment-form
> postado em 13/10/2015.
Sem
dúvida as mídias sejam elas digitais, eletrônicas e impressas exercem sua
influência na produção de entretenimento, seduzindo e induzindo ao consumo. A infância
é o público-alvo mais vulnerável a estas tentações.
Para
isto a indústria de propagandas se empenha em divulgar produtos com apelos infantis
dos personagens que fascinam a gurizada. Um exemplo, é a grande diversidade de
produtos que carregam os personagens como: FROZEN, PATRULHA CANINA, PEPPA, LOL
SURPRISE, etc.
Na
escola, fazer uso das tecnologias é inevitável, faz parte da inovação, no
entanto, estimular um consumo consciente, ajuda a criança a ter senso critico e
a priorizar.
Uma
ação que pode ser aplicada aos pequenos, é propor trocas. Que tal, trocar
aquele brinquedo que já o fez feliz, por outro, assim usufruindo de uma nova
diversão. Este ano, na escola que trabalho, realizamos duas ações com este
objetivo, A FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS e a FEIRA DE TROCA DE LIVROS. Foi um
sucesso.
Eles
escolheram o livro e o brinquedo para a troca, e não tivemos nenhuma situação que demonstrasse arrependimento.
Fomentar tais atitudes através de trocas, doações, acordos proporciona aos meus alunos novas construções de valores que em pequenas ações amenizando as influencias de um sistema capitalista e consequentemente consumista.
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