terça-feira, 27 de novembro de 2018

Releitura da postagem “Reflexão: MÍDIA E CONSUMO NA PRODUÇÃO DA INFÂNCIA PÓS-MODERNA"


Retomando a postagem cujo o linck  < https://proflualves.blogspot.com/2015/10/reflexao-midia-e-consumo-na-producao-da.html#comment-form > postado em 13/10/2015.

Sem dúvida as mídias sejam elas digitais, eletrônicas e impressas exercem sua influência na produção de entretenimento, seduzindo e induzindo ao consumo. A infância é o público-alvo mais vulnerável a estas tentações.  

Para isto a indústria de propagandas se empenha em divulgar produtos com apelos infantis dos personagens que fascinam a gurizada. Um exemplo, é a grande diversidade de produtos que carregam os personagens como: FROZEN, PATRULHA CANINA, PEPPA, LOL SURPRISE, etc.

Na escola, fazer uso das tecnologias é inevitável, faz parte da inovação, no entanto, estimular um consumo consciente, ajuda a criança a ter senso critico e a priorizar.

Uma ação que pode ser aplicada aos pequenos, é propor trocas. Que tal, trocar aquele brinquedo que já o fez feliz, por outro, assim usufruindo de uma nova diversão. Este ano, na escola que trabalho, realizamos duas ações com este objetivo, A FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS e a FEIRA DE TROCA DE LIVROS. Foi um sucesso.

Eles escolheram o livro e o brinquedo para a troca, e não tivemos nenhuma situação que demonstrasse arrependimento.

Fomentar tais atitudes através de trocas, doações, acordos proporciona aos meus alunos novas construções de valores que em pequenas ações amenizando as influencias de um sistema capitalista e consequentemente consumista. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário