Todo currículo refere se a uma utilidade social que atenda as
necessidades da comunidade discente de compreender a
sociedade na qual estão inseridos e a partir destas compreensões ser
capaz de
se localizarem “dentro
da comunidade como pessoas autônomas, críticas, democráticas e solidárias. ”
“Um currículo integrado, nas
palavras de Santomé (1996:62),é o produto de uma "filosofia
sociopolítica" e de uma "estratégia didática" o qual tem como
referência um ideal de sociedade a que se aspira, uma concepção do que
significa socializar as novas gerações, um sentido e valor do conhecimento e,
além disso, preocupa-se com o "como facilitar os processos de ensino
aprendizagem". “(apud RODRIGUES)
[...] Paulo Freire, educador incansável na defesa de uma
pedagogia da pergunta, da curiosidade, inversa da fragmentação, da imposição,
do depósito de conhecimentos. (apud ZEN e XAVIER, 2011, 33)
Referência
RODRIGUES,
M. B. C. Planejamento: em busca de caminhos, 2016
Disponível em < http://principo.org/planejamento-em-busca-de-caminhos.html
> Acesso em 2018
ZEN, M. I. H. D, XAVIER, M. L.
M. (Orgs) Planejamento em destaque: Análises menos convencionais
Porto Alegre, Editora Mediação, 2011. (28 a 41)
Nenhum comentário:
Postar um comentário