domingo, 20 de maio de 2018

O QUE É CURRÍCULO INTEGRADO?

Todo currículo refere se a uma utilidade social que atenda as necessidades da comunidade discente de compreender  a sociedade na qual estão inseridos e a partir destas compreensões ser capaz  de se localizarem  “dentro da comunidade como pessoas autônomas, críticas, democráticas e solidárias.

“Um currículo integrado, nas palavras de Santomé (1996:62),é o produto de uma "filosofia sociopolítica" e de uma "estratégia didática" o qual tem como referência um ideal de sociedade a que se aspira, uma concepção do que significa socializar as novas gerações, um sentido e valor do conhecimento e, além disso, pre­ocupa-se com o "como facilitar os processos de ensino aprendi­zagem". “(apud RODRIGUES)

            Dentro da currículo integrado temos a interdisciplinariedade sendo que a mesma “é uma filosofia que requer convicção e, o que é mais importante, colaboração; nunca pode estar apoiada em coerções ou imposições. (1998, p. 79). ”

[...] Paulo Freire, educador incansável na defesa de uma pedagogia da pergunta, da curiosidade, inversa da fragmentação, da imposição, do depósito de conhecimentos. (apud ZEN e XAVIER, 2011, 33)


Referência


RODRIGUES, M. B. C. Planejamento: em busca de caminhos, 2016 Disponível em < http://principo.org/planejamento-em-busca-de-caminhos.html > Acesso em 2018


ZEN, M. I. H. D, XAVIER, M.  L. M. (Orgs) Planejamento em destaque: Análises menos convencionais Porto Alegre, Editora Mediação, 2011. (28 a 41)

Nenhum comentário:

Postar um comentário