Centro de interesse,
é uma estratégia pedagógica criada por Jean-Ovide Decroly, que consiste em apresentar trabalhos cujo os temas selecionados abordem
a realidade próxima da criança, “[...] que estão na linha de seus interesses”
”(CINEL, 2004, p. 33), a serem abordados de forma globalizante, atendendo suas
necessidades vitais, oportunizando aprendizagens nas áreas, cognitivas,
afetivas e das habilidades do sujeito.
Conforme Cinel,
Os
temas dos chamados Centros de Interesse surgiram, imprescindivelmente, das
necessidades vitais das crianças, definidos por Decroly no início do século XX,
como:
·
de
alimentação (alimentar-se, respirar, etc.);
·
de
luta contra as intempéries (frio, calor, vento, umidade, etc.);
·
de
agir, trabalhar solidariamente, descansar, divertir-se, desenvolver-se;
·
de
defesa contra perigos e inimigos vários (falta de limpeza, falta de higiene,
moléstias, acidentes, etc.). (2004, P.
33)
Referência:
CINEL, Nora Cecília Bocaccio.
Centros de Interesse: estratégia utiliza
Multidisciplinaridade para o desenvolvimento global. Revista do Professor,
Porto Alegre, n. 78, ano 20, p. 32-36, abr./jun. 2004.
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