
O presente mapa conceitual foi elaborado atendendo a proposta da interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação, na qual estamos desenvolvendo o PA, sendo que este representa as curiosidades e indagações do maternal 1A (com crianças de 3 a 4 anos).
Para melhor ilustrar este mapa, utilizei como ferramenta, o software CmapCloud, que permite a elaboração de mapas conceituais digitais que podem ser modificados quantas vezes isso for necessário.
Como citei anteriormente o tema que trabalharemos será os animais, levando em consideração o desenvolvimento cognitivo desta turma no qual conforme as teorias de Jean Piaget o estádio que compreende esta fase seria pré operatório (primeira infância), momento no qual BOCK afirma que;
“Como decorrência do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento se acelera. No início do período, ele exclui toda a objetividade, a criança transforma o real em função dos seus desejos e fantasias (jogo simbólico); posteriormente, utiliza-o como referencial para explicar o mundo real, a sua própria atividade, seu eu e suas leis morais; e, no final do período, passa a procurar a razão causal e finalista de tudo (é a fase dos famosos “porquês”). E um pensamento mais adaptado ao outro e ao real. ” (p. 103)
A partir deste eu e a professora titular engajadas na proposta, nos direcionamos a trabalhar CARACTERISTICAS E CURIOSIDADES SOBRE OS ANIMAIS, mais especificamente, os animais que a turma apontou no período de pesquisa, tendo como pergunta inicial: Como dividem e subdividem-se estes animais?
REFERENCIA
BOCK, A. M. A Psicologia e as Psicologias, Disponível em < https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1344813/mod_resource/content/2/A%20Psicologia%20e%20as%20psicologias%20.pdf > no dia 14 de julho 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário