quarta-feira, 12 de julho de 2017

GESTÃO DEMOCRÁTICA





Após assistir os vídeos da professora Ilma Passos Alencastro Veiga, Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, que aborda a construção do Projeto Político Pedagógico da escola (TV Paulo Freire, 2007), foi possível constatar que: 

O gestor é o mediador, trabalhando em uma concepção de gestão democrática, através de vários mecanismos, como eleição de diretores, conselho escolar, representação estudantil, conselho de classe, associação dos pais e professores e funcionários, representação estudantil (com a possibilidade de formação de lideranças), participando de forma democrática coletiva e participativa na instituição. Cabe ao gestor fomentar a participação de todos tornando-os atuantes e assim realmente concretizando as ações democráticas.   
O PPP tem como principal característica a identificação da escola (respeitando sua singularidade) e neste processo de organização a prof Ima cita alguns elementos devem ser observados na elaboração como:
  • Discussão sobre as finalidades LDB e da própria escola
  • Currículo  (Parâmetros Curriculares Nacionais)  O que é currículo, e como este conhecimento se organiza?
  • Gestão administrativa e pedagógica (onde a gestão pedagógica determina a ação do administrativo)
  • Tempo
  • Relações de trabalho (participativas, solidarias)
  • Avaliação (auto avaliação)
  • Instituir tem que ser inovado

Neste sentido, para se organizar o Projeto Político Pedagógico, dentro do principio do coletivo, da solidariedade, do participativo e do compartilhamento, é fundamental criar condições físicas de participação da comunidade escolar,  materiais  e  pessoas formadas e habilitadas (acessória da áreas) para desenvolvê-lo. 




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