Após assistir os vídeos da professora Ilma Passos Alencastro Veiga, Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, que aborda a construção do Projeto Político Pedagógico da escola (TV Paulo Freire, 2007), foi possível constatar que:
O gestor é o mediador, trabalhando em uma concepção
de gestão democrática, através de vários mecanismos, como eleição de diretores,
conselho escolar, representação estudantil, conselho de classe, associação dos
pais e professores e funcionários, representação estudantil (com a
possibilidade de formação de lideranças), participando de forma democrática
coletiva e participativa na instituição. Cabe ao gestor fomentar a participação
de todos tornando-os atuantes e assim realmente concretizando as ações democráticas.
O PPP tem como principal característica a
identificação da escola (respeitando sua singularidade) e neste processo de
organização a prof Ima cita alguns elementos devem ser observados na elaboração
como:
- Discussão sobre as
finalidades LDB e da própria escola
- Currículo
(Parâmetros Curriculares Nacionais) O que é currículo, e como este
conhecimento se organiza?
- Gestão
administrativa e pedagógica (onde a gestão pedagógica determina a ação do
administrativo)
- Tempo
- Relações de
trabalho (participativas, solidarias)
- Avaliação (auto
avaliação)
- Instituir tem que
ser inovado
Neste sentido, para se organizar o Projeto Político
Pedagógico, dentro do principio do coletivo, da solidariedade, do participativo
e do compartilhamento, é fundamental criar condições físicas de participação da
comunidade escolar, materiais e pessoas formadas e
habilitadas (acessória da áreas) para desenvolvê-lo.
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