Gestão democrática
|
Gestão patrimonialista
|
UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PÚBLICO
|
UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVADO
|
►ACESSO
DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA
|
►INEXISTÊNCIA
DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
|
►TRANSPARÊNCIA
NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
|
►CRITÉRIOS
PESSOAIS E/OU PARTICULARISTAS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
|
►ACESSO
À INFORMAÇÃO PELA COMUNIDADE ESCOLAR
|
►DISPARIDADE
ENTRE AS DECISÕES E A REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
|
► EQUIVALÊNCIA
ENTRE DECISÕES E REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
|
►UTILIZAÇÃO
PESSOAL E/OU PRIVADA DE INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO ADMINISTIVA, FINANCEIRA E
PEDAGÓGICA DA ESCOLA
|
►EXISTÊNCIA
DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA
|
►BUROCRATIZAÇÃO
DA INFORMAÇÃO
|
►MEDIAÇÕES
INSTITUCIONAIS ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E
ESCOLA
|
►UTILIZAÇÃO
DE FUNÇÃO PÚBLICA PARA OBTER ACESSO PRIVILEGIADO ÀS DECISÕES
|
►CRITÉRIOS
IMPESSOAIS, OBJETIVOS E UNIVERSAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA
|
►AUSÊNCIA
DE MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE A ESCOLA E ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DO
SISTEMA DE ENSINO
|
|
►AUSÊNCIA
DE TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
|
Conforme BATISTA cita que “gestão democrática da
educação é um processo em construção que envolve toda a organização brasileira.”(p.4)
Baseado neste pressuposto, o ACESSO
DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA bem como a EQUIVALÊNCIA ENTRE DECISÕES E REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA,
estão fortemente ligados a construção de uma gestão democrática que tem como
principal objetivo propiciar condições para que o aluno aprenda, nas palavras
do prof. Vitor Paro, “condições para que o aluno queira aprender”. Para se alcançar este fundamento se faz necessária
a participação de toda a comunidade escolar (professores, alunos, funcionário e
pais), nas decisões da escola eliminando o máximo possível a BUROCRATIZAÇÃO
DA INFORMAÇÃO.
Ações de participação coletiva, de convivência de
sujeito que se afirmam como tais, são características democráticas, e tais
características não podem ser concretizadas de forma isolada podendo com isto
sofrer danos e equívocos em relação a DISPARIDADE
ENTRE AS DECISÕES E A REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA.
REFERÊNCIA
BATISTA,
Neusa Chaves (2002). Democracia e Patrimonialismo: dois princípios em confronto
na gestão da escola pública municipal de Porto Alegre. POA/UFRGS/PPGS
(Dissertação de Mestrado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário