sexta-feira, 14 de julho de 2017

GESTÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO PATRIMONIALISTA

Gestão democrática
Gestão patrimonialista
UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PÚBLICO
UTILIZAÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO PRIVADO
ACESSO DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA

INEXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA

TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS

CRITÉRIOS PESSOAIS E/OU PARTICULARISTAS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA

ACESSO À INFORMAÇÃO PELA COMUNIDADE ESCOLAR

DISPARIDADE ENTRE AS DECISÕES E A REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA

EQUIVALÊNCIA ENTRE DECISÕES E REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA
UTILIZAÇÃO PESSOAL E/OU PRIVADA DE INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO ADMINISTIVA, FINANCEIRA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA

EXISTÊNCIA DE INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL DO PODER NA GESTÃO DA ESCOLA

BUROCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESCOLA

UTILIZAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA PARA OBTER ACESSO PRIVILEGIADO ÀS DECISÕES

CRITÉRIOS IMPESSOAIS, OBJETIVOS E UNIVERSAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ESCOLA

AUSÊNCIA DE MEDIAÇÕES INSTITUCIONAIS ENTRE A ESCOLA E ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DO SISTEMA DE ENSINO


AUSÊNCIA DE TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS



Conforme BATISTA cita que “gestão democrática da educação é um processo em construção que envolve toda  a organização brasileira.”(p.4)
Baseado neste pressuposto, o ACESSO DA COMUNIDADE ESCOLAR ÀS DECISÕES NA GESTÃO DA ESCOLA bem como a EQUIVALÊNCIA ENTRE DECISÕES E REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA, estão fortemente ligados a construção de uma gestão democrática que tem como principal objetivo propiciar condições para que o aluno aprenda, nas palavras do prof. Vitor Paro, “condições para que o aluno queira aprender”.  Para se alcançar este fundamento se faz necessária a participação de toda a comunidade escolar (professores, alunos, funcionário e pais), nas decisões da escola eliminando o máximo possível a BUROCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO.

Ações de participação coletiva, de convivência de sujeito que se afirmam como tais, são características democráticas, e tais características não podem ser concretizadas de forma isolada podendo com isto sofrer danos e equívocos em relação a DISPARIDADE ENTRE AS DECISÕES E A REALIDADE SOCIAL DA ESCOLA.

REFERÊNCIA

BATISTA, Neusa Chaves (2002). Democracia e Patrimonialismo: dois princípios em confronto na gestão da escola pública municipal de Porto Alegre. POA/UFRGS/PPGS (Dissertação de Mestrado)

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