Conforme citação de Collares;
Piaget (1987, p. 19), oferece-nos uma base dinâmica para tratar da questão do jogo, enquanto algo sério para quem joga e um momento impar para se oportunizar, no contexto escolar, ao professor, possibilidades de construir conhecimentos sobre o modo como os estudantes pensam e, a todos, um método de cooperação. ( 2008, p. 04)
O brincar/jogar em sala de aula , exige do professor, um entendimento, uma conscientização, uma postura observadora, orientadora que busque ação na prática e que oportunize aprendizagens de forma significativa.
Para Piaget (1994, p. 23) os jogos infantis constituem admiráveis instituições sociais. (COLLARES, 2008, p.11)
Confirmando e concluindo o grande potencial que os jogos oferecem para o auxilio de todo desenvolvimento de nossos educandos, e reforçando assim sua prática inclusive nas instituições de ensino.
A disciplina nos proporcionou um estudo e um a reflexão teórico critica sobre os jogos, os brinquedos e as brincadeiras e suas relações, e nos incentivou e instigou a vivenciar, no estudo sobre jogos artesanais e computadorizados em relação a educação.
REFERÊNCIAS
COLLARES, Darli. O jogo no cotidiano da escola: Porto Alegre, Editora Projeto, 2008
Disponível em: < https://youtu.be/MkugbRG9DB4 > Acesso em julho de 2016.
Oi Luciana,
ResponderExcluirAdorei o vídeo!!
Sim, o brincar é uma forma de desenvolver nossas habilidades, além de ser uma forma de expressão dos nossos sentimentos. O brincar também uma forma de preparação para a vida social.
Abraços, Tutora Tais