quinta-feira, 4 de maio de 2017

OS DESAFIOS DO SEMINÁRIO INTEGRADOR



 

Imagen disponível em: < https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwj0soyewtfTAhUGIZAKHf2_DqgQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fwww.empresassa.com.br%2F2012%2F05%2Frede-social-corporativa-incentiva.html&psig=AFQjCNFA1Z2dlPFtG3sBjYuzy4y7GZutAg&ust=1494031166631447 >


O Seminário Integrador, nos desafia a refletir sobre nossas aprendizagens e a importância da construção do conhecimento no coletivo. 
A cada escrita dialogamos com a teoria no exercício da pratica diária com colegas e comunidade discente. 
Nas palavras de Alarcão; "o pensamento reflexivo é uma capacidade. Como tal, não desabrocha espontaneamente, mas pode desenvolver-se. Para isso, tem de ser cultivado e requer condições favoráveis para o seu desabrochar. (1996, p. 9)
Nestes termos entendo que a melhor forma de fomentar este processo é a pesquisa, ou "espírito de investigação" conforme citado por Alarcão, "no sentido de descoberta e envolvimento pessoal." Através do desenvolver do habito da leitura e da escrita, e com o auxilio das redes de conhecimento estaremos viralizando saberes coletivos e assim contribuindo para a circulação dos mesmos. 


Referências:
ALARCÃO, Isabel (Org). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. ( Ser professor reflexivo). Editora Porto, 1996. (Coleção CIDIne).

2 comentários:

  1. Boa noite, Luciana.
    Durante a leitura: Ser Professor Reflexivo de Isabel Alarcão, também me chamou a atenção, e fiquei muito feliz, quando a autora percebe a reflexão como uma capacidade possível de desenvolvimento.Diante desta afirmação, qual das práticas desenvolvidas no PEAD, você acredita estar contribuído, de forma mais efetiva para o desenvolvimento desta capacidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara colega Silvana,

      Como afirmado na escrita “desenvolver do hábito da leitura e da escrita, e com o auxilio das redes de conhecimento estaremos viralizando saberes coletivos...”, onde a possibilidade de estabelecer conexões e dialogar com os pares caminha junto ao processo da ideia de “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a compreender”, tornando as interdisciplinas referências que apontam aprendizagens e reflexões ao instigarem os significados das interpretações dos fatos.

      Excluir