segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A MATEMÁTICA NA ESCOLA


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A sistematização do ensino da matemática na educação infantil, mas precisamente no maternal, ocorre mediante ação sistemática do professor, que reúne praticas e opções metodológicas a meu ver mais construtivista, no qual leva o aluno a interagir e elaborar seu conhecimento. Desta forma, observo que no maternal II da escola na qual leciona, o ensino da matemática ocorre de maneira exploratória, onde através de atividades lúdicas os conceitos da matemática vão se formando e o aluno vai se construindo e reconstruindo sua própria visão.
Este estádio do desenvolvimento, é o momento ideal para introduzirmos a adição,  subtração, e na sequencia a multiplicação e divisão,  visto que estes  são a base para aprendizagem da matemática.
Conforme Bittar, Freitas e Pais;

[...] é necessário partir dos conhecimentos prévios das crianças, pois elas conhecem os rudimentos das operações antes mesmo de entrar na escola. É comum dividirem balas, cartas ou outros objetos entre si.”  (p. 20, 2013)

É justamente na educação infantil que passamos a sistematizar tais conhecimentos proporcionando a criança uma introdução a alfabetização matemática. 
Na escola, diariamente é trabalhado no coletivo, noções de adição e subtração, sejam através de atividades lúdicas direcionadas, ou até mesmo na simples ação de dividir um brinquedo ou acrescentar  um bloco em suas construções com jogos de encaixe.
Como na atividade anterior, jogos de tabuleiros são excelentes ferramentas de prover a aprendizagem, pois além de auxiliar na motricidade, desenvolvem a socialização, instiga a curiosidade, a percepção e desenvolve o raciocínio lógico.
O objetivo principal da ação do professor é promover esta aprendizagem, incitando e desafiando nossos educandos a realizar suas próprias descobertas matemáticas.

REFERÊNCIA


BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M.; PAIS, L. C. Técnicas e Tecnologias no Trabalho com as Operações Aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Porto Alegre, Ed. Penso, p.15-48, 2013.

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