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A sistematização do ensino da
matemática na educação infantil, mas precisamente no maternal, ocorre mediante
ação sistemática do professor, que reúne praticas e opções metodológicas a meu
ver mais construtivista, no qual leva o aluno a interagir e elaborar seu
conhecimento. Desta forma, observo que no maternal II da escola na qual leciona,
o ensino da matemática ocorre de maneira exploratória, onde através de
atividades lúdicas os conceitos da matemática vão se formando e o aluno vai se
construindo e reconstruindo sua própria visão.
Este estádio do desenvolvimento, é o
momento ideal para introduzirmos a adição, subtração, e na sequencia a multiplicação e
divisão, visto que estes são a base para aprendizagem da matemática.
Conforme
Bittar, Freitas e Pais;
[...] é necessário partir
dos conhecimentos prévios das crianças, pois elas conhecem os rudimentos das
operações antes mesmo de entrar na escola. É comum dividirem balas, cartas ou
outros objetos entre si.” (p. 20, 2013)
É justamente na educação infantil
que passamos a sistematizar tais conhecimentos proporcionando a criança uma
introdução a alfabetização matemática.
Na escola, diariamente é trabalhado
no coletivo, noções de adição e subtração, sejam através de atividades lúdicas
direcionadas, ou até mesmo na simples ação de dividir um brinquedo ou
acrescentar um bloco em suas construções
com jogos de encaixe.
Como na atividade
anterior, jogos de tabuleiros são excelentes ferramentas de prover a aprendizagem,
pois além de auxiliar na motricidade, desenvolvem a socialização, instiga a
curiosidade, a percepção e desenvolve o raciocínio lógico.
O objetivo principal
da ação do professor é promover esta aprendizagem, incitando e desafiando
nossos educandos a realizar suas próprias descobertas matemáticas.
REFERÊNCIA
BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M.; PAIS, L. C. Técnicas e Tecnologias no Trabalho com as Operações
Aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Porto Alegre, Ed.
Penso, p.15-48, 2013.
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