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Como de uns
tempos para cá passei a desempenhar a função de itinerante na escola,
tive a oportunidade de observar e trabalhar vários ensinamentos que adquiri
nesta modalidade do PEAD.
Hoje, não foi
diferente, fui chamada para auxiliar a professora titular no maternal 1B (3 a 4 anos), quando observei que os alunos
estavam relatando seu final de semana. Neste momento, a partir do material
ofertado pela interdisciplina de REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS,
comecei a instigá-los sobre os fatos que ali estavam sendo relatados. É,
em situações e momentos de trocas de saberes que nos certificamos que
cada sujeito tem uma história que precisa ser ouvida, valorizada e
compartilhada.
Esta prática
é comum nesta turma, principalmente no início da semana.
Muitos destes
relatos enriquecem o fazer pedagógico do educador, pois através de momentos
como estes, proporcionamos aos nossos educandos ensinamentos como: respeito ao próximo, compreensão das diferenças, curiosidades, atenção, desenvolvimento
linguístico, entre outros.
Conforme cita
FREIRE (1996, p. 47) “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar
possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.” Sendo que, neste
contexto, cabe a nós professores e futuros pedagogos, agirmos como mediadores
desta busca, através da compreensão do conhecimento e suas múltiplas dimensões,
formulando e construindo nossos pensamentos e ações voltados as necessidades de
nosso cotidiano.
REFERÊNCIAS
A ESCOLA E SEUS SENTIDOS, IX SIMPÓSIO EDUCAÇÃO
E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA:
desafios e propostas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
CAp-UERJ, 04 a 06 de setembro de 2014
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
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