domingo, 30 de outubro de 2016

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA

imagem disponível em: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/aa/b4/15/aab4159090dabb40bfb618ec9b2e9a3b.jpg

Em nossa primeira aula de matemática, não tive dúvida do quanto enriquecedor será o decorrer de nosso semestre. Particularmente, sempre gostei  da disciplina, tive excelentes mestres, e desde minhas primeiras experiências com as várias possibilidades inseridas na matemática esta sempre possibilitou-me descobertas.
Como trabalho na Ed. Infantil, a matemática revela-se de forma lúdica, através de atividades e/ou jogos. Os jogos encaixe, por exemplo, podem levantar várias possibilidades, me refiro neste exemplo a crianças de menos de 2 anos, onde por tentativas elas empilham ou encaixam objetos, caracterizando a seriação, ou onde elas mesmas separam os objetos por cores classificando-as.

De acordo com Professora Michele- infantil II (2014)

“Jogos de encaixe despertam a criatividade, desenvolvem as noções de espaço, sequência lógica, tamanho e trabalham a motricidade e a coordenação motora, a partir de montagem de castelos, uma casa, um robô, é possível após a montagem trabalhar a quantificação contando as peças usadas por cada criança, quais tipos de peças foram usadas, sequência de cores, dentre muitas outras atividades.

Conforme material de estudo disponibilizado na discipila:

”Classificação e Seriação são conceitos fundamentais para a construção do número. Segundo Piaget...
Classificar é uma operação lógica da qual nos utilizamos diariamente. As vezes concretamente, quando nos utilizamos de materiais, separando roupas, livros e etc.; outras mentalmente quando nos referimos aos alunos de tal turma, ou palavras paroxítonas. Nota-se que quando classificamos, usamos sempre um critério para separarmos uma coleção de objetos em classes.(...)
(...) A seriação trabalha com as diferenças entre objetos. Diferentemente da classificação que trabalhava com as semelhanças, a seriação busca estabelecer uma relação de diferença que possa ser quantificada e permita que os elementos da coleção possam ser colocados em ordem, seja ela crescente ou decrescente. Dessa forma, seriando, temos uma fila com uma relação estabelecida onde cada objeto tem o seu lugar bem definido e invariável.

Ensinar matemática possibilita ao aluno o desenvolver  a independência em seu cotidiano, raciocínio lógico, generalizar e abstrair, quando bem explanado se tornar um forte aliado no processo de ensino e aprendizagem.

REFERÊNCIAS

Professora Michele - infantil Portal do aluno: JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Ed. 2014 disponível em: < http://colegiocaminhar.com.br/jogos-na-educacao-infantil/ > Acesso em outubro/2016


Conceitos gerais: Classificação e Seriação  disponível em: <http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica2/> Acesso em outubro/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário