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Em
nosso primeiro encontro com a disciplina de REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS fomos incitados a refletir sobre
a forma como professoras/es e estudantes se relacionam com o tempo e o espaço
na escola.
A amplitude do tema nos leva a pensar em vários sentidos,
principalmente a construção de identidade do sujeito, a aprendizagem adquirida
no decorrer do tempo, experiências e espaços educativos.
Nosso temo é dividido em dois modos sendo eles no
modo cartesiano, no qual a realidade se da em termos de objetos separados
espaço tridimensional e tempo linear, e no modo transpessoal, onde neste modo as limitações pessoais
naturais da percepção sensorial são transcendidas com padrões energéticos.
Estes dois tempos no século XXI atuam na complementaridade.
Tempo
e espaço não se separam, porém nem tudo é medido ou quantitativo.
Varias
ideias foram sugeridas, e no grande grupo constatamos que vivencias do presente
se articulam no que já foi construído, porém, o tempo escolar passa a ser uma
construção social.
O
grande desafio é procurar estratégias para que os alunos sintam-se instigados a
acessar os diversos espaços existentes além da sala de aula.
Aprenderemos
juntos, na prática, a diferença do apenas ver e do olhar observador/curioso do
individuo pesquisador.
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