domingo, 30 de outubro de 2016

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS


imagem disponível em: http://static-an.petaxxoninformat.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2016/07/rel%C3%B3gio-percep%C3%A7%C3%A3o-tempo-740x357.jpg

Em nosso primeiro encontro com a disciplina de REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS fomos incitados a refletir sobre a forma como professoras/es e estudantes se relacionam com o tempo e o espaço na escola.
A amplitude do tema nos leva a pensar em vários sentidos, principalmente a construção de identidade do sujeito, a aprendizagem adquirida no decorrer do tempo, experiências e espaços educativos.
Nosso temo é dividido em dois modos sendo eles no modo cartesiano, no qual a realidade se da em termos de objetos separados espaço tridimensional e tempo linear, e no modo transpessoal,  onde neste modo as limitações pessoais naturais da percepção sensorial são transcendidas com padrões energéticos.
Estes dois tempos no século XXI atuam na complementaridade.
Tempo e espaço não se separam, porém nem tudo é medido ou quantitativo.
Varias ideias foram sugeridas, e no grande grupo constatamos que vivencias do presente se articulam no que já foi construído, porém, o tempo escolar passa a ser uma construção social.
O grande desafio é procurar estratégias para que os alunos sintam-se instigados a acessar os diversos espaços existentes além da sala de aula. 

Aprenderemos juntos, na prática, a diferença do apenas ver e do olhar observador/curioso do individuo pesquisador.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário