Imagem disponível em: http://i2.wp.com/www.psicologiamsn.com/wp-content/uploads/2015/01/conhecimento_compartilhado.jpg?resize=350%2C200
O semestre iniciou, e nosso primeiro
encontro presencial foi na interdisciplina de SEMINÁRIO INTEGRADOR IV.
Nesta noite, relembramos as conclusões do
semestre anterior juntamente com os demais colegas e apontamos nossas maiores
dificuldades no momento de elaborar nossa síntese e de nos prepararmos para a apresentação do Workshop. Interessante,
por muitos momentos pensei que apenas eu tivesse dúvidas e receios, porém todas
nós temos muito em comum.
Somos professores, alunos e não aceitamos
e nem queremos praticar uma docência meramente transferidora, queremos sim como
já escrito por Paulo Freire, proporcionar “[...] condições em que aprender
criticamente é possível. E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores
e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos,
humildes e persistentes. (1996. p.26)"
Vejo
no Seminário Integrador, este incansável objetivo, desafiador, não permitindo acomodar-nos,
buscando para isto constates inovações para melhor praticarmos a docência e vivermos
a discência.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da
autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Paz e
Terra, 1996
Boas reflexões Luciana, que bom que aceitasse esse desafio, e podemos sentir ambos os lados, de aluno ou professor, atiçando a nossa sensibilidade.
ResponderExcluirAdorei passear pelo seu blog!
Siga compartilhando suas reflexões!
Tutor@ Isolete