domingo, 22 de abril de 2018

DESAFIOS DA DOCÊNCIA

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Quando o aluno já vem de uma metodologia diretiva, o maior desafio é reverter os danos do modelo adotado que como citado por Becker,

[...] pedagogia, legitimada pela epistemologia empirista, configura o próprio quadro da reprodução da ideologia; reprodução do autoritarismo, da coação, da heteronomia, da subserviência, do silêncio, da morte da crítica, da criatividade, da curiosidade. (p. 16)

Preparamo-nos em uma e para uma pedagogia relacional em seu pressuposto epistemológico construtivista, onde o desafio perante este sujeito é transformar a aula em local de construção e descoberta do novo, pois acredita-se que o aluno  “construirá algum conhecimento novo, se ele agir e problematizar a sua ação”, logo  problematizando sua ação, aprendendo por assimilação, fazendo com que o aluno desenvolva a capacidade de aprender/ativo.
Transformar a escola em um ambiente de experimentação, proporcionando ao aluno experiências de exploração do material, com ampla troca de ideais; processo pelo qual professor e aluno aprendem mutuamente.

Sendo a aprendizagem a , “construção; ação e tomada de consciência da coordenação das ações”, almejo contribuir para a formação de um indivíduo “pensante, crítico, que, perante cada nova encruzilhada prática ou teórica, pára e reflete, perguntando-se pelo significado de suas ações futuras e, progressivamente, das ações do coletivo onde ele se insere”. 

REFERÊNCIA


BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2012.



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