quarta-feira, 27 de setembro de 2017

SOCIEDADE, COTIDIANO ESCOLAR E CULTURAS (S): UMA APROXIMAÇÃO

Imagem disponível em <https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQDfav6lyN0b-O6Y0HAMnu-RFIiHQDkbf-O5ss3aM8dMyWjFdWRYg>


Vivemos em um País multicultural que conforme CANDAU (2002) “ A perspectiva intercultural quer promover uma educação para o reconhecimento do “outro”, para o dialogo entre os  diferentes grupos sociais e culturais. Uma educação para a negociação cultural.”
Esta possibilidade de enxergar o “outro”,  e desconstruir o modelo histórico  até então imposto na cultura escolar, fomenta  a construção de conhecimentos, respeito as diferenças,  na busca de uma sociedade realmente democrática.

As frágeis questões relativas ao multiculturalismo têm sido discutidas por críticos e defensores, ambicionando manobras que venham a tomar parte no “campo político-social, cultural e educativo”. 

REFERÊNCIA

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, Cotidiano Escolar e Cultura(s): Uma aproximação. Educação & Sociedade, ano XXIII, n o 79, Agosto/2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário