quarta-feira, 2 de agosto de 2017

POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: LIMITES E PERSPECTIVAS



DISPONÍVEL EM? http://www.uneb.br/conceicao-do-coite/dedc/files/2014/11/educacao_basica_2009-399x3001.jpg

Conforme DOURADO,
"Pensar a qualidade social da educação implica assegurar um processo pedagógico pautado pela eficiência, eficácia e efetividade social, de modo a contribuir com a melhoria da aprendizagem dos educandos, em articulação à melhoria das condições de vida e de formação da população. A busca por melhoria da qualidade da educação exige medidas não só no campo do ingresso e da permanência, mas requer ações que possam reverter a situação de baixa qualidade da aprendizagem na educação básica, o que pressupõe, por um lado, identificar os condicionantes da política de gestão e, por outro, refletir sobre a construção de estratégias de mudança do quadro atual. O conceito de qualidade, nessa perspectiva, não pode ser reduzido a rendimento escolar, nem tomado como referência para o estabelecimento de mero ranking entre as instituições de ensino. Assim, uma educação com qualidade social é caracterizada por um conjunto de fatores intra e extra-escolares que se referem às condições de vida dos alunos e de suas famílias, ao seu contexto social, cultural e econômico e à própria escola – professores, diretores, projeto pedagógico, recursos, instalações, estrutura organizacional, ambiente escolar e relações intersubjetivas no cotidiano escolar." (DOURADO, 2007)

No campo educacional esta qualidade pode ser entendida conforme vídeo ofertado, em sua amplitude o domínio do conjunto de conceitos, conteúdos e senso critico adequados para determinada idade. Envolve fatores intra e extra escolares, onde o intra escolar faz referência a relação estabelecida no espaço escolar entre docente e discente e o extra escolar que  relaciona-se ao fortalecimento da profissão docente e exercícios de práticas democráticas, entre outras, que deveriam ser constituído por processos de gestão,  participativas e atuantes.
Segundo Dourado, em um panorama geral, [...] a qualidade envolve enfrentamento da quantidade articulada a qualidade [...].
Tendo em vista que a organização escolar enquanto instituição social é parte constituinte e constitutiva da sociedade na qual está inserida.
A busca da qualidade garante e sugere a participação de toda a comunidade escolar, neste processo de autonomia pedagógico sendo um trabalho de construção e conquista. O instituído perante as leis não pode ser esquecido e tem que ser inovado, portanto o “projeto é envolvido com a formação continuada de professores, o que significa que temos que estar constantemente estudando”, logo envolve desafios, acesso, pensar educação infantil (no tocante infância que temos e o que queremos) e prover condições de permanência, na busca da articulação com a educação superior. 
Como atuo em uma escola privada, não possuímos nenhum programa que alicerçam estes fatores.

REFERÊNCIA

DOURADO, Luiz Fernandes, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: LIMITES E PERSPECTIVAS in  Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 921-946, out. 2007.



SALTO PARA O FUTURO - ACERVO - Debate - Qualidade da educação: acesso e permanência http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=5402

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