Durante o período da disciplina
desenvolvemos um trabalho em grupo, sendo formado a partir do interesse das
participantes. O nosso grupo partiu da curiosidade sobre de que forma e como
ocorre o desenvolvimento cognitivo na fase adulta.
O tema escolhido teve como sua principal
influencia pelo menos de minha parte o artigo de REAL E PICETTI, que embora
trate dos conceitos de aprendizagem amorosa e as relações de convivências na
Escola, professores e alunos, fomentou-me quando diz que:
"[...]Ao tratarmos do conceito de
aprendizagem, se, como vimos, Maturana nos faz pensar a aprendizagem como
mudança estrutural na convivência e Michel Serres contribui com a importância
do outramento, cabe perguntar-nos se em qualquer idade se aprende da
mesma maneira?"
Ainda neste sentido, conforme Piaget
(1972),
"[...] O desenvolvimento é um
processo que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento. Já, a
aprendizagem é provocada por situações, por um experimentador psicológico; ou
por um professor, com referência a algum ponto didático; ou por uma situação
externa."
Vimos que alguns fatores explicam o
desenvolvimento, mas quais seriam os aspectos neurológicos/biológicos da
aprendizagem do adulto?
Para melhor compreendermos as questões
relacionadas a este tema, achamos necessário entendermos de uma forma
sucinta o funcionamento de nosso cérebro. E a partir dai buscamos referências que corroborem nossas escritas.
O trabalho desenvolvido possibilitou a
troca de conhecimentos bem como sua construção e reconstrução entre as integrantes do grupo, descompilando as ideias de forma compartilhada, buscando elucidar e qualificar
nossa escrita sobre o assunto.
REFERENCIA
REAL, L. M. C. ; PICETTI, J. S. . Aprendizagem amorosa:
transformações na convivência de aceitação do outro como legítimo outro Disponível em < https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1871651/mod_resource/content/1/riter-aprendizagem-amorosa2.pdf
> acesso no dia 07 de junho de
2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário