sexta-feira, 27 de maio de 2016

A LITERATURA E SUAS PROVOCAÇÕES


O momento da leitura com minha turma é sempre surpreendente.
Como trabalho com crianças menores de 2 anos, mini-maternal 1A, tenho percebido a evolução desde os primeiros dias de aula, na qual era praticamente impossível conseguir a atenção deles com a leitura, porém, hoje percebemos a diferença. Eles pouco falam, o vocabulário é limitadíssimo, mas, no entanto observa-se um grande entendimento das palavras.
Diariamente introduzimos livros aos nossos momentos, sendo permitido a eles o manuseio, a estimulação da visão, audição e tato. No momento da leitura, alguns já ficam em nossa volta, para ouvir uma história narrada ou cantada, reforçando as palavras ditas em aula que “quando lemos para as crianças, nós as impactamos e movimentamos o seu mundo”.
Geralmente escolhemos livros para a leitura com gravuras grandes, coloridas e com textos curtos. A escola possui vários, possibilitando uma  boa diversidade de temas.       

É no momento da leitura que compreendemos quantos mundos ali conseguimos movimentar, alguns fixam se no colorido das imagens,  e tem os que mesmo tão pequeninos ficam atentos as nossas palavras. A expressão evidenciada no olhar e nos gestos das crianças é indiscutível, percebemos a satisfação e o momento de aprendizagem que ocorre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário