segunda-feira, 18 de abril de 2016

"AGITAÇÃO QUE FAZ BEM"


imagem disponível em:  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVTmsmq9hAkinlj1LyQXk4jaYCNKA8dk7D9TF3RXn7FkBAJ-lXVjXMWvI61Mkqpd-k6_WHUs4UbbxYU31AJmwIz2Km7Nzq1gzooPnWDaa8ZF184PATxAtmIDA-B3haK0zQSAb9Wt0xkf0/s1600/camiseta+CMEI.gif


Ao ler o material ofertado pela disciplina de LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO, reforço minha opinião quanto a importância do brincar sendo esta a atividade mais associada a infância. 
Observando nossos bebês, ainda na fase oral, percebe-se que o ato de brincar surge de forma espontânea e que  eles fazem das brincadeiras possibilidades de aproximação do mundo formal.
Na escola as brincadeiras são direcionadas ao grande grupo, são minutos repetidos durante o decorrer dos dias com várias brincadeiras; eles adoram brincar de esconde esconde, de fantasiar, de pular, dançar, adoram ouvir música, de ficar embaixo da mesa, alias curioso, quanto a isto nunca havia pensado que este ato de ficar embaixo da mesa seria uma forma de cultivar a própria identidade. Enfim, a importância do brincar é indiscutível e fundamental em todas as fases  do desenvolvimento humano, pois, é através do brincar que a criança aprende possibilidades, organiza suas emoções, elabora autonomia, entre outros. 


2 comentários:

  1. Luciana, escolhi esta tua postagem por também achar muito importante este momento do brincar.
    Gostaria de saber se sentes alguma dificuldade em vivenciar este momento com os alunos e se o mesmo ocorre de maneira espontânea ou direcionada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lisi, não tenho nenhuma dificuldade de brincar com os pequenos, alias, sempre comento, acho que serei uma eterna criança, isto tudo é espontâneo, acontece em nossos momentos e mesmo quando estamos realizando atividades direcionadas, ensinamos brincando e brincando eles aprendem.

      Excluir