domingo, 27 de março de 2016

Aula Magna - Nuccio Ordine




Ao assistir a Aula Magna que marca a abertura do semestre letivo da UFRGS, apresentada pelo professor, escritor e filósofo critico italiano Nuccio Ordine, já no início me perguntei; qual seria o meu conceito de saberes, úteis e inúteis?
Curiosamente, como selecionar o que nos é útil, afinal saberes, são conhecimentos que de uma forma ou outra contribuem para nosso crescimento cognitivo.
Na conferência cujo o tema é “A UTILIDADE DOS SABERES INUTEIS” ministrada por Nuccio Ordine,  o mesmo através de muitos exemplos , nos faz refletir e repensar os objetivos das escolas e das universidades dos dias atuais.
Há tempos, temos sido manipulados por uma sociedade capitalista e a educação tem nos moldado a esta realidade, teoricamente, não valorizando os saberes que não produzem lucro.
Mas, como estimar valores a estes saberes?
Através de várias citações Ordine nos faz compreender o grande valor do que estamos deixando se liquefazer.
Conforme Nuccio, “nem tudo deve ser transformado em mercadoria, instituições de ensino e alguns órgãos deveriam ser defendidos do utilitarismo, escolas e universidades não podem ser consideradas empresas e os estudantes não podem ser considerados clientes.”
No decorrer da interessantíssima conferência, ele nos aponta uma realidade universal preocupante do homem moderno, que lamentavelmente esta predisposto a uma vida simplista voltada a formação tecnicista.
Esta realidade apenas nós, educandos e educadores comprometidos com o potencial transformador da educação podemos reverter,  e com isso transforma uma nação para a justiça, formando uma sociedade pensante, crítica e digna. 
Na minha infância e até mesmo adolescência os hábitos e conceitos familiares não nos permitia manifestarmo-nos, no meio escolar não era diferente. Hoje, no entanto, é muito comum as crianças interagirem com os adultos.
Estamos vivendo um momento de participação efetiva de jovens que se  fazem ouvidos.
Pais, mães e responsáveis, cabe a eles instigar e apontar valores, a escola tem o poder disciplinador e nós educadores temos o dever de proporcionar saberes para formar um individuo emancipado, com capacidade de decisão, crítico, ciente de seus direitos e deveres. 

2 comentários:

  1. Nós, professores, inúmeras vezes ouvimos a seguinte expressão: "quero que meu filho seja alguém na vida", condicionando o futuro promissor à escola.Como essa fala poderia ser desmembrada, tendo como base o discurso da Aula Magna?

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    1. Nas palavras de Nuccio Ordine “nem tudo pode ser transformado em mercadoria”, aproveitado estas mesmas palavras, quando é condicionado este futuro promissor ao educando, esta sendo apontado somente uma prosperidade financeira sendo que o real objetivo das escolas e universidades, é formar sujeitos críticos, formadores de opinião, autônomos, livres, membros atuantes na sociedade e na construção da cidadania.

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