terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Nova Escola | Emilia Ferreiro | Leitura e escrita na Educação Infantil


Sustentando as palavras de Emília Ferreiro, onde afirma que a criança faz a leitura do mundo antes mesmo de saber a ler.
Muitos dos aspectos estudados no material fornecido são facilmente perceptíveis já no primeiro contato do aluno com o ambiente escolar, espaço este que teoricamente deveria estar preparado para transmitir todas as informações relevantes ao processo de alfabetização.  
É comum recebermos alguns dos pequenos em seu primeiro contato com o ambiente, com lágrimas nos olhos, totalmente perdidos e surpresos com tudo ao seu redor, são sentimentos, curiosidades, informações e experiências que passarão a ser vivenciadas daquele momento por diante.

Neste momento referindo-se aos aspectos sociais e funcionais, cabe ao professor ofertar  práticas sociais de leitura e escrita ao sujeito, proporcionando aos mesmos escritas divertidas, informativas e comunicativas.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL_TERCEIRA INFÂNCIA


DISPONÍVEL EM : https://www.youtube.com/watch?v=wGfC2Pgu-5A

           Este vídeo ilustra de maneira divertida os avanços da psicanálise. 
Os estudos contínuos e insistentes do mestre Freud, desenvolveram as bases técnicas da psicanálise onde os pacientes falam o que vem à mente e com isso revelam suas memórias.
As teorias da mente no estudo do inconsciente Id e Ego marcam presença em todas as fases do sujeito. 
O desenvolvimento humano, os avanços das fases, os aspectos de maturação e os fatores ambientais, que são absorvidos pela criança tornam-se experiências que irão fazer a diferença na vida adulta do mesmo. 

Pedagogias da mídia – erotização infantil


As imagens mostram uma mesma criança de aproximadamente quatro anos do sexo feminino, branca, de cabelos longos e loiros, muito bem maquiada. Ela está vestida apenas de calcinha branca e usa colar e pulseira de pérola, dando uma ideia de mulher poderosa e sensual.

Como trata-se de um fôlder ou catálogo de divulgação de calçados, a menina usa salto alto e faz pose em ambas imagens, bastante ousadas e atraentes, mostrando que apesar de seu corpo de criança existe um grande potencial erótico, o que não condiz com o período da infância do qual ela está inserida. 
Nestas imagensl fica claramente observado o que se chama "erotização da imagem da criança", no qual é amplamente veiculada por mídias.